Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Professora participa de Seminário acerca de mudanças positivas na agenda da educação


Foi realizado no dia 14 de agosto pela FGV Projetos, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o Seminário: Inovações em práticas, gestão e políticas educacionais. O evento aconteceu no auditório da Capes, em Brasília. Convidada a participar do Seminário, a Diretoria Acadêmica da Faculdade Alfredo Nasser foi representada no evento pela Profa. Ms. Aline Fagner de Carvalho e Costa, que assessora esta Diretoria na condição de membro Núcleo de Formação Continuada. 

O Seminário apresentou em sua abertura e em cinco painéis os temas: "Inovações na educação: qualidade, retenção, acesso e tecnologia”; “Práticas de Incentivos, Escolas Livres e o papel da iniciativa privada”; “Educação virtual”; “Qualidade no ensino básico”; “Acesso e retenção no ensino superior”; e “Recrutamento, formação e avaliação de professores e gestores escolares”.

Sobre a programação do Evento, Prof.ª Aline comenta que foram apresentados por pesquisadores estrangeiros experiências, instrumentos e indicadores sobre as práticas e inovações no contexto do cenário educacional internacional, com ênfase nas experiências norte-americanas. Segundo ela, o debate de tais exemplos com as políticas educacionais brasileiras acabaram por apresentar convergências nas práticas, no que diz respeito ao acesso e permanência de estudantes em instituições escolares tanto na educação básica, quanto na superior, por meio de bolsas e financiamentos. Ainda foram discutidos temas   como a valorização do professor, a avaliação e o financiamento educacional.

A aproximação se deve ao cadastramento da Faculdade Alfredo Nasser, em 2014, na Plataforma Sucupira da CAPES, visando reencaminhar nossa Proposta de Mestrado Profissional em Gestão da Inovação e Empreendedorismo. 

A Profa. Aline Fagner avalia que a aproximação entre Faculdade Alfredo Nasser e CAPES evidencia que nossas iniciativas de pesquisa têm amadurecido. "Em nossa proposta de Mestrado Profissional, que tramita em análise de avaliação pela CAPES, já estão inseridas as orientações que as áreas de avaliação recomendaram no ano de 2013. A Diretoria Acadêmica, o coordenador da proposta e os professores pesquisadores envolvidos no projeto estão otimistas quanto ao parecer de recomendação da CAPES em relação ao nosso primeiro programa de Pós-graduação Stricto Sensu".  

Aline se dispõe a repassar parte dos debates acontecidos no Seminário aos coordenadores acadêmicos da Faculdade Alfredo Nasser.

25/08/2014

Mais notícias