Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Graduação Licenciatura

O Curso

Situação Legal

 

            Renovação de Reconhecimento pela Portaria MEC nº. 1.092, de 24/12/2015, publicada no DOU em 28/12/2015.

 

Missão do Curso

 

Ao implantar uma política de formação de professores para a Educação Básica, a Faculdade Alfredo Nasser,  por meio do curso de Pedagogia, assume o compromisso de formar professores para atuarem na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, define sua política de trabalho, em consonância com a nova organização de ensino, com uma proposta de formação acadêmica que possibilite ao futuro pedagogo desenvolver as funções docentes, levando em consideração a interdisciplinaridade, a flexibilidade e a produção de saberes pedagógicos.

Desse modo, a Faculdade visa instituir um espaço diferenciado na formação dos futuros profissionais, vinculado aos estudos relativos às Ciências da Educação que fornecem referenciais ao trabalho educativo no que tange ao desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem. Ao articular os aspectos teóricos e práticos das questões educacionais, esse Curso busca o aprofundamento em conteúdos gerais e específicos da educação, adequando-os à compreensão necessária para o trabalho de mediação do profissional da educação, que favorecerá o aluno na sua formação, para atuar em outras áreas dos sistemas de ensino e em instituições e contextos não-escolares relacionados à dimensão e a prática educativa.

O projeto expressa a concepção do Curso relativa à formação do pedagogo nos dias atuais, sobretudo, o contexto sócio-econômico e educacional local, estadual e região Centro-Oeste, tendo em vista as exigências legais inerentes ao seu funcionamento, e as alterações ocorridas na educação brasileira nos últimos anos.

 

 

Mercado de trabalho

 

            O pedagogo é o profissional responsável pela administração da educação. Tal profissional lida com métodos de ensino e auxilia no desenvolvimento dos assuntos educacionais. O profissional graduado em pedagogia é a ferramenta humana do ensino usada para melhorar a qualidade da educação. Ele é o agente que liga e aproxima os conhecimentos e os alunos e também acompanha e avalia o aprendizado e distingue as aptidões de cada aluno.

           O campo de atuação para os graduados em Pedagogia é bem extenso. Além das salas de aula, os profissionais podem atuar junto às coordenações pedagógicas ou trabalhar em áreas relacionadas à administração de escolas. As contratações podem ser feitas na esfera particular ou pública. Nesta segunda opção, os pedagogos se submetem a concursos públicos e provas de habilidades. No caso do profissional optar por ministrar aulas, ele poderá lecionar nas primeiras séries do ensino fundamental.

            Outro campo que existe nesta área é a educação dos portadores com necessidades especiais. O trabalho consiste em desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de algum tipo de deficiência. e, mediante formação complementar específica, no âmbito da Educação Superior;  elaborar material pedagógico para escolas e empresas; ser pedagogo empresarial; trabalhar na área de consultoria pedagógica de empresas de comunicação, como jornais, programas de publicidade, televisão, rádios, editoras, e outras; ser pesquisador educacional em Institutos de Pesquisas públicos ou privados.