Psicólogos do Colegiado de Psicologia da Alfredo Nasser foram delegados por Goiás no 10º CNP

Psicólogos Bruno Borginho, Cleucydia da Costa e Tainá Dal Bosco representaram a Faculdade no evento

O Congresso Nacional de Psicologia é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. No CNP são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subsequente, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.

Com o tema “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”, o Congresso aconteceu entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF.

Logo na abertura do evento, o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Giannini, destacou que a construção democrática da Psicologia tem entregado muito ao Brasil. “Inspirada, impulsionada e conduzida pela Constituição Cidadã de 1988, a Psicologia se espraiou pelo país e foi, paulatinamente, constituindo-se em um direito da cidadania brasileira”, afirmou.

Após a solenidade de abertura, os delegados aprovaram o regimento interno do CNP e a eleição da mesa diretora que conduziu os trabalhos.

O evento reuniu 418 psicólogos delegados de todo o Brasil, que foram eleitos nos Conselho Regionais da categoria para representarem suas regiões com as propostas elaboradas nas etapas anteriores.

Dos 17 psicólogos eleitos para representar Goiás no Congresso 3 são do Colegiado de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser. Fizeram parte da Delegação Goiana as psicólogas Cleucydia Lima da Costa,Tainá Bosco Silva e o Psicólogo Bruno Fernandes Borginho, professores do Colegiado de Psicologia instituição aparecidense.

Nove grupos de trabalho debateram e deliberaram sobre temas como condições de trabalho, democratização do Sistema Conselhos, relação com entidades, transparência, emergências e desastres, crianças e adolescentes, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, educação, relações raciais, avaliação psicológica, psicoterapia, relação com a Justiça e ampliação do exercício profissional, entre outros.

Foram apresentadas e definidas 302 propostas, divididas em três eixos orientadores: Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos;  O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos;  Do Exercício Profissional.

A delegada Cleucydia Costa, coordenadora do Curso de Psicologia na Alfredo Nasser considera que participar ativamente do evento é importante, uma vez que formação e profissão Psicológica precisam estar atreladas. “Delegados e psicólogos que atuam na prática docente são capazes de estabelecer tal elo a contento, tal qual fizeram  os professores do Colegiado de Psicologia”, ressalta a coordenadora.

Para o psicólogo Bruno Borginho , a participação em eventos como esse, em que diretrizes da profissão são definidas às próximas gestões dos Conselhos Regionais e também Federal, demonstra o caráter democrático também necessário à área Psicológica.

Na opinião da delegada Tainá Dal Bosco, o CNP é um importante espaço para a construção democrática da Psicologia no país. “É um Congresso em que a Psicologia é discutida de forma teórica e técnica, mas também com estreita relação com a prática, por isso também é uma discussão política. Participar como delegada  é importante para apropriar-se desse espaço e poder compartilhar as discussões com os alunos em sala de aula e também incentiva-los a se aproximarem do Sistema Conselhos ”, explica.

Veja fotos do evento...https://www.facebook.com/faculdadealfredonasser/

14/06/2019