Diversidade é chave para inovar no ensino superior; tema está sendo debatido em congresso em BH

Abertura foi feita pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub

O XII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) está acontecendo em Belo Horizonte/MG, reunindo as principais lideranças do setor da Educação Superior no Brasil, especialmente as oriundas da área particular, reitores, mantenedores, gestores, autoridades governamentais e políticas com responsabilidade na área de educação – renomados educadores e formuladores de políticas públicas para a educação no Brasil.

A Faculdade Alfredo Nasser está representada no evento pelo professor Divino Gustavo, diretor de desenvolvimento e o professor pós-doutor Carlos Alberto Vicchiatti, diretor acadêmico da instituição aparecidense.

A abertura do Congresso aconteceu ontem no Ouro Minas Palace Hotel e contou com a presença do Ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Durante sua palestra, Abraham Weintraub afirmou que o modelo estatal não consegue atender demanda crescente 'que vai acontecer'. Segundo o ministro, a perspectiva é que a economia volte a aquecer caso a Reforma da Previdência seja aprovada e, nesse contexto, a busca por ensino superior no país teria um boom que não seria suportado pelo ensino público nos moldes atuais.

— Existe espaço para (universidades) federais, existe espaço para as estaduais, mas, devido à perspectiva do Brasil e ao crescimento que vai acontecer (na demanda por educação), é muito claro que não há condição, no atual estado de contas do setor público, do estado e da sociedade pagadora de impostos, nutrindo a atual estrutura educacional estatal, de atender à demanda que vai acontecer — disse o ministro.

Referência nacional para o setor, o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) é um evento realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, como a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

O CBESP, um evento itinerante, já foi realizado em Porto de Galinhas/PE (2008), Araxá/MG (2009), Costão do Santinho/SC (2010), Salvador/BA (2011), Natal/RN (2012), Foz do Iguaçu/PR (2013), Maceió/AL (2014), Rio de Janeiro/RJ (2015), Porto de Galinhas/PE (2016), Gramado/RS (2017) e Comandatuba/BA (2018).

Segundo informou o professor Divino Gustavo, dentre os assuntos que estão sendo debatidos no Congresso estão estratégias para atrair novos graduandos e até mesmo meios de fazer com que a universidade seja mais acessível, por exemplo, a pessoas com mais de 35 anos, que representam 39% dos matriculados na modalidade a distância.

“Essa é uma preocupação das Instituições de Ensino Superior (IES). Esse público deve ter acesso e condições de continuar estudando”, ressalta o docente.

Nesta sexta-feira (7/06), na parte da tarde os docentes da Alfredo Nasser participam de painéis e workshop. Amanhã, sábado, pela manhã acontece uma palestra sobre Meditação e acolhimento: criando empatia nas IES e na sequência painéis e uma mesa redonda.

07/06/2019