Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Faculdade Alfredo Nasser inaugura curso de Metodologias Ativas


Instituição é a única no Centro-Oeste a oferecer essa modalidade de Pós-Graduação

A Faculdade Alfredo Nasser investe no Ensino Superior de qualidade e coloca a instituição na vanguarda do cenário nacional, pois é a única a oferecer o curso de pós-graduação em Metodologias Ativas no Centro-Oeste. O projeto, idealizado pela direção acadêmica, foi muito pensado, discutido e avaliado, levando-se em conta “toda a nossa experiência nessa atividade do ensino superior”, conforme explica o professor pós-doutor Carlos Alberto Vicchiatti.

O curso aborda novas metodologias que estão sendo aplicadas e que trazem o aluno não mais como um ser passivo dentro da sala de aula, mas como parte ativa no processo de aprendizagem, objetivando desenvolver a capacidade de articulação entre os processos de ensinar e aprender e a utilização de metodologias e tecnologias da informação e comunicação na gestão e mediação de processos educacionais em espaços formais, informais e não formais. O curso pretende ainda discutir as teorias atualizadas de aprendizagem, trabalhar projetos de intervenção e processos de criação com novas estratégias de aula.

O coordenador de pós-graduação da Faculdade Alfredo Nasser, pós-doutor Rogério Adelino de Sousa explica que o curso de Metodologias Ativas conta com coordenação e docentes renomados na área da educação, com envolvimento em pesquisas e experiência com projetos de aplicação e atuação com as metodologias ativas. “Nosso curso é direcionado aos graduados nas mais diversas áreas, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados às metodologias ativas, ao futuro da educação e às tendências que irão nortear os caminhos para uma educação de qualidade e eficaz”, ressalta o coordenador.

A aula de estreia aconteceu neste sábado (18/08) e foi ministrada pelo professor pós-doutor Francisco Prado Reis, que utilizou como tema “A aprendizagem baseada em problema”. Ao elogiar a iniciativa da Faculdade em investir no Ensino Superior de qualidade, o professor destaca que além de promover a atualização acadêmica dos profissionais voltados para a docência em todos os níveis, o curso possibilita aos alunos vasta reflexão sobre o seu papel frente a diversidade cultural encontrada na sala de aula e presente no ambiente acadêmico atual, além de prepará-los para o atendimento às novas diretrizes pedagógicas e às principais atualizações metodológicas, desenvolvendo competências e habilidades do século XXI, onde professores e estudantes se envolvem como parceiros em seus processos de ensino e aprendizagem em um mundo contemporâneo e tecnológico.

18/08/2018

Mais notícias