Ação comunitária movimenta Quilombo Urbano em Aparecida de Goiânia

Ação comunitária mobilizou alunos dos curso de Direito, Medicina e Pedagogia

A Faculdade Alfredo Nasser realizou no dia 26 de maio mais uma edição da ação de extensão Conhecimento e Cidadania no Quilombo Urbano Jardim Cascata, localizado na periferia de Aparecida de Goiânia. O Estado de Goiás possui vinte e oito comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares. O Quilombo Urbano Jardim Cascata é uma delas, que - junto com Tomás Cardoso (Goianésia), Nossa Senhora Aparecida (Cromínia), Antônio Borges (Barro Alto) e Vó Rita (Trindade), vive em área urbana no nosso estado. “A realidade vivida pelos quilombolas, na periferia de Aparecida de Goiânia, é tão difícil quanto a de tantos outros Brasil afora”, comenta o professor Dr. Júlio César Borges, coordenador do projeto.

Segundo o docente, os quilombolas aparecidenses estão instalados num quilombo urbano nascido em 1991 e registrado, oficialmente, em 2007, como reconhecimento estatal do parentesco direto dos seus moradores com escravos e ex-escravos. As famílias são compostas por cinco pessoas, em média, que vivem em casas de alvenaria e utilizam o ônibus como principal meio de locomoção na cidade. Possuem baixa escolaridade e sobrevivem com baixos rendimentos oriundos de trabalhos informais, na grande maioria.

A ação, de acordo com o professor Júlio, faz parte do Movimento Científico e Cultural de Aparecida de Goiânia (MOCCA), e levou orientações de saúde e atendimento jurídico para os adultos e atividades lúdicas para as crianças. A oportunidade serviu de aprendizado para os/as alunos/as de Medicina, Direito e Pedagogia da Faculdade, que puderam aplicar os conhecimentos e habilidades assimilados em sala de aula e, com isso, contribuíram com a melhoria da qualidade de vida na comunidade.

28/05/2018