Professor da Faculdade Alfredo Nasser apresenta trabalho durante evento na Argentina

Professor Júlio abordou a natureza e cultura através da festa entre os índios Krahô

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, na Cidade de Posadas, Misiones, Argentina, aconteceu a XII Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). A Faculdade Alfredo Nasser foi representada no evento pelo professor Júlio César Borges. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás e Mestre e Doutor em Antropologia Social pela UnB, o professor Júlio apresentou na Argentina o trabalho intitulado: Tep Têre – natureza e cultura através da festa entre os índios Krahô. Ele Participou do Grupo de Trabalho: “Naturaleza/cultura en sociedades indígenas y tradicionales: diversidad de percepciones, clasificaciones y práticas.

“Abordei a importância da festa (amikin) como linguagem cifrada acerca da “natureza” entre os índios Krahô (Mehim), povo Timbira-Jê do norte do Tocantins, Brasil. O postulado geral do pensamento krahô é que as festas (e os cantos nelas entoados) pertenciam a agentes não-humanos (animais, insetos, plantas) que, sendo seus verdadeiros “donos”, habitavam domínios exteriores aos da sociedade. Apresentei o caso etnográfico da Festa dos Peixes e das Lontras (Tep Teré), incorporada ao seu patrimônio imaterial após a interação de um ancestral mitológico com os peixes no fundo de um rio. Esse ritual foi tema da minha tese de doutoramento em Antropologia Social defendida, em 2014, na Universidade de Brasília (UnB), premiada como Melhor Tese do Ano de 2014 naquela instituição”, explica o professor Júlio.

Há quatro anos na Faculdade Alfredo Nasser, onde é professor de Antropologia, Sociologia e Políticas Educacionais, ele se diz realizado em seus projetos, mas tem como meta a consolidação do Núcleo de Estudos e Ações para Diversidade Cultural (NEAD) da Instituição. “Sua finalidade é articular ações de ensino, pesquisa e extensão, de caráter interdisciplinar e interinstitucional, voltadas para implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2021 no que diz respeito à temática de igualdade étnico-racial em consonância com a legislação nacional e internacional atual”, ressalta.

Veja fotos do evento: https://business.facebook.com/faculdadealfredonasser

19/12/2017