Mestrandos recebem certificados de conclusão da primeira fase

Certificação dos 18 participantes da primeira turma do Mestrado Internacional em Educação

Os 18 participantes da primeira turma do Mestrado Internacional em Educação da Faculdade Alfredo Nasser receberam os certificados da conclusão da primeira fase da preparação, no sábado, dia 9 de dezembro. Esta primeira etapa da matriz curricular foi cumprida na própria Instituição, a segunda será cumprida na Universidade Lusófona, em Lisboa, capital de Portugal. Ao abrir o evento o Diretor Acadêmico, Pós Doutor Carlos Alberto Vicchiatti lembrou que o momento significava um marco, em mais um passo dado dentro do ideal institucional: “Nosso Plano de Desenvolvimento Institucional estabelece como valor número 1, o acolhimento. É justamente isto que estamos fazendo, ao viabilizar para vocês, 18 colabores nossos, este mestrado, feito em parceria com uma das mais respeitadas universidades da Europa, a Lusófona. Por isto estamos tão felizes em entregar este certificado para vocês. Dar oportunidade de qualificação, para propiciar melhoria na educação como um todo, faz parte do jeito Alfredo Nasser de ser” – falou o Diretor Acadêmico. Já o diretor geral da Instituição, Professor Alcides Ribeiro Filho definiu o momento como a realização de um sonho: “Sonhei muito com este momento, ele abre mais um trecho no caminho para a nossa transformação em Centro Universitário a partir de 2018. Vocês serão os primeiros mestres formados pela Faculdade Alfredo Nasser e terão no currículo pessoal o mestrado internacional, com qualidade reconhecida em todo o mundo, o que nos honra demais” – argumentou o Professor Alcides.

A segunda parte do mestrado inicia no primeiro semestre do ano que vem, quando os participantes passam um mês em Lisboa, freqüentando aulas em três períodos. Ao final desta etapa, todos estarão com seus projetos de pesquisas propostos e retornam para o Brasil, para a realização da pesquisa e elaboração da tese. A orientação será on line, feita pela equipe da Universidade Lusófona. Até setembro de 2019 os mestrandos retornam a Portugal, para defender a tese, se tornando Mestres em Educação. O Professor Emídio Brasileiro, Coordenador do curso, lembrou os participantes que a segunda etapa é ainda mais rígida e vai exigir muito esforço de cada um, mas que vale a pena, pois a proposta vai além da questão acadêmica: “Nossa proposta com este Curso não é uma proposta acadêmica, mas de vida” – falou o Coordenador.

As matrículas para a segunda edição do Mestrado em Educação, do convênio Faculdade Alfredo Nasser/Universidade Lusófona já estão abertas. A matriz curricular segue o padrão da primeira edição, com a diferença que a segunda metade da formação não será realizada em Lisboa, mas na Cidade do Porto.

EMOÇÃO

A emoção tomou conta dos mestrandos ao receber o Certificado. O Professor Luiz Antônio Faria, Diretor Institucional da Faculdade Alfredo Nasser, foi escolhido para falar em nome da turma e lembrou algo comum na vida de cada um ali, a recomendação das mães, na infância para a dedicação aos estudos. Ele finalizou as palavras com lágrimas nos olhos e a maioria dos colegas também não conteve as lágrimas: “Ainda criança ouvia da boca da minha mãe, filho estude, estude com afinco. Segui a orientação e aqui estou com um certificado na mão e com o caminho aberto para me tornar Mestre. Naturalmente a caminhada até aqui exigiu muito esforço, mas este momento prova que valeu a pena”.

11/12/2017