Faculdade inicia aulas do primeiro Curso de Mestrado Internacional

Pós Doutor Carlos Alberto Vicchiatti ministrou a primeira aula do Curso

Com 28 inscritos a Faculdade Alfredo Nasser iniciou o Curso de Mestrado Internacional em Educação, primeiro oferecido pela Instituição. A preparação dos mestrandos começa por um MBA, sigla inglesa que sintetiza a expressão Master Business Administration. Trata-se de uma capacitação lato sensu, termo latino que define a qualificação científica no sentido amplo. De acordo com o ministrador da primeira aula, pós doutor Carlos Alberto Vicchiatti a elaboração da matriz curricular do Mestrado estipulou o MBA como ponta pé inicial do programa, para dar ao mestrando base sólida no cumprimento do restante do programa pedagógico: “Nosso objetivo com esse Mestrado é de grande monta. Não queremos apenas formar mestres, mas formar mestres com amplitude de visão e capacidade. Abrindo o Mestrado com o MBA oferecemos, antes de tudo, a qualificação para administração do conteúdo científico que os mestrandos vão receber na qualificação stricto sensu, lá na Universidade Lusófona de Lisboa. A qualificação stricto sensu é específica, tem sentido restrito ao conteúdo científico, é focada nas pesquisas das teorias contidas em cada uma das teses. Quando entrarem nessa fase, os mestrandos já dominarão a gestão educacional, com foco na gestão da aplicação, em suas vidas profissionais, do título de Mestres” – mostra Carlos Alberto Vicchiatti, que também é o diretor Acadêmico da Faculdade. O tema do Módulo ministrado na aula de abertura, que ocorreu no sábado, dia 6 de maio, foi Planejamento e Gestão Estratégicas em Instituições de Ensino Superior (IES). Os mestrandos já assistiram também ao segundo módulo do curso, ministrado nos dias 27 e 28 de maio, pelo professor doutor Antônio Teodoro, português que veio do seu país, especificamente ministrar o módulo. O tema desse módulo é Reformas Comparadas na Educação Superior. O MBA será todo ministrada na instituição, com aulas aos sábados e domingos, durante um ano. Esta primeira fase do Mestrado terá mais 10 módulos antes da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Seis doutores, três doutorandos e o pós doutor Carlos Alberto Vicchiatti ministrarão as aulas.

O Mestrado Internacional em Educação é fruto de parceria da Faculdade Alfredo Nasser com a Universidade Lusófona de Lisboa, uma das Instituições de Ensino Superior mais respeitadas da Europa. Os mestrandos cursarão a segunda fase do programa em Portugal. Todos os orientadores do Mestrado serão da Instituição portuguesa. De acordo com o Coordenador do curso, professor doutor Emídio Silva Falcão Brasileiro essa possibilidade é um grande diferencial do Mestrado: “A Europa é berço de qualificação de Mestres, Doutores e Pós Doutores. Os europeus são exemplares para ministrar o conteúdo, estimular as pesquisas e orientar a elaboração do trabalho. São exigentes e rígidos nas avaliações. Tudo isso faz parte da lógica científica deles. Nossos mestrandos serão capacitados dentro dessa lógica e com um ganho a mais, o esmero detalhista dos portugueses” – conta Emídio Silva Falcão Brasileiro.

Dos 28 mestrandos da primeira turma do primeiro Curso de Mestrado Internacional oferecido por uma IES, fora de Goiânia, 20 trabalham na própria Faculdade. De acordo com Carlos Alberto Vicchiatti esse fator cumpre também um dos objetivos do curso, o de qualificar o quadro interno da Instituição: “Disponibilizamos essas 20 vagas como parte do nosso planejamento de qualificação interna. Temos compromisso com esse crescimento em qualidade dos nossos colaboradores, entendendo que esse crescimento reflete diretamente na qualidade do ensino superior que oferecemos aos nossos acadêmicos” – finaliza o diretor Acadêmico da instituição.

02/06/2017