Faculdade Alfredo Nasser e Prefeitura de Senador Canedo selam convênio

PSF de Senador Canedo contará com a participação dos acadêmicos dos cursos da área da Saúde

O Programa de Saúde da Família, da cidade de Senador Canedo, contará com a participação dos acadêmicos dos cursos da área da Saúde, da Faculdade Alfredo Nasser. O convênio que viabiliza a situação foi assinado entre o município e a Instituição, na manhã desta quarta-feira, dia 22 de março. De acordo com o prefeito Divino Lemes (PSD), o acordo é um benefício importante para o município porque qualifica e amplia o atendimento a população: “A Saúde é uma das prioridades da minha gestão e precisa ser melhorada, sobretudo no que diz respeito ao atendimento. O convênio abre espaço para ampliar o atendimento e isso evita a espera. Além disso, traz para o serviço público professores que supervisionarão o atendimento às famílias. Somando aos bons profissionais que já temos aqui, vamos oferecer um atendimento muito próximo ao ideal. Em suma, o convênio vai qualificar e ampliar o atendimento, melhorando a assistência aos munícipes e tudo o que significa melhoria para o povo precisa ser viabilizado pelo gestor público” – aponta o prefeito.

Para o diretor geral da Faculdade Alfredo Nasser, Professor Alcides Ribeiro, o convênio vem ao encontro do modelo de formação superior da Instituição, que procura dar aos acadêmicos noções humanitárias e comprometimento com a solução dos problemas de saúde que afligem a população, sobretudo a de baixa renda: “Está nos objetivos básicos da nossa Instituição, formar profissionais na área da saúde que tenham uma visão humanitária e agreguem em seus valores o idealismo. É justamente por isso que temos procurado os municípios para abrirmos as portas do serviço público de Saúde para os nossos acadêmicos. Ali eles conviverão com as dificuldades enfrentadas pelas famílias de baixa renda, treinarão o modelo ideal de atendimento e saberão que aquele é um problema de todos os que escolheram a área para atuar profissionalmente” – destaca o diretor geral, complementando que a cidade de Senador Canedo não foi escolhida por acaso: “No programa de governo do prefeito Divino Lemes está destacado que a Saúde será prioridade em qualidade e em práticas humanitárias. Além do mais, o município tem ótima estrutura de atendimento. Nossos acadêmicos conviverão com grandes profissionais, além dos nossos professores que acompanharão todos os passos dos acadêmicos e foi por isso que decidimos pelo convênio com aquele município” – conclui o Professor Alcides.

Na Maternidade

Os acadêmicos de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser terão aulas práticas durante todo o curso, na Maternidade Aristina Cândida. Nos primeiros períodos eles acompanharão o atendimento feito pelos profissionais, anotando as práticas para confrontar com os  conceitos teóricos vindos da sala de aula. Com o desenrolar do curso auxiliarão no atendimento, até ganhar condição para realizar consultas e cirurgias, sempre supervisionados pelos professores e profissionais do Serviço Público de Saúde. A Maternidade Aristina Cândida é referência em estrutura e qualidade do atendimento. Além da comunidade de Senador Canedo, a Maternidade é pactuada com os municípios da Região Metropolitana de Goiânia para atender seus moradores. As instalações permitem a realização de até 264 partos por mês, além de outros 1,5 mil procedimentos. Para o Diretor de Desenvolvimento da Faculdade Alfredo Nasser, Professor Divino Eterno Gustavo, o ganho para a população com a presença dos acadêmicos auxiliando no atendimento, propicia um ganho proporcional para os futuros médicos que serão formados num local de atendimento público: “Pode parecer um simples detalhe, mas é um detalhe fundamental. Um médico formado dentro de um hospital público com estrutura de qualidade, será invariavelmente um profissional interessado pela saúde das pessoas e vai exercer a profissão com esse interesse” – argumenta Divino Eterno Gustavo.

23/03/2017