Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Ministério da Educação autoriza 1º Curso de Psicologia para Aparecida


Professores Divino Eterno de Paula e Carlos Alberto Vicchiatti contentes com a autorização do Curso

Através da portaria nº 310, de 15 de junho de 2016, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a Faculdade Alfredo Nasser a colocar em sua grade o Curso de Psicologia. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de julho de 2016, o que dá a Instituição o direito de abrir a primeira turma a partir do próximo concurso vestibular, que vai acontecer no início do ano que vem. A autorização prevê oferta de 100 vagas anuais, ou seja, 50 por semestre. De acordo com o Diretor Acadêmico da instituição, Pós Doutor Carlos Alberto Vicchiatti a autorização do MEC sela com sucesso a vigência do Plano Pedagógico Institucional da Faculdade, 2012/2016: “Nosso PDI foi ousado. Prevíamos a autorização para Medicina e Psicologia e conseguimos os dois objetivos” – adianta, mostrando ainda que a Instituição reconhece a seriedade dos avaliadores do MEC e concorda com toda a rigidez com que eles cumprem suas prerrogativas e por isso se prepara para atender todas as recomendações do protocolo para a autorização de cada um dos cursos: “A Educação necessita de comprometimento, para experimentar o crescimento constante, de forma que a quantidade não seja considerada superior à qualidade. Para se tornar avaliador do MEC é preciso muito preparo e dedicação à causa da educação. Preparados e sabedores da responsabilidade que pesa sobre seus ombros, os avaliadores são rígidos e isso merece elogios e não críticas. Precisa mesmo ser assim. Sabendo disso, ao pleitear aprovação de um curso, a Faculdade procura saber todas as exigências e se prepara para cumprir todas elas. Foi graças a isso que conseguimos a autorização para termos na Instituição o Curso de Psicologia” – considera o Pós Doutor.

Três aspectos são fundamentais para aprovação de um novo curso superior pelo MEC: Projeto Pedagógico do Curso, seu Corpo Docente e Estrutura oferecida. No caso de Psicologia o Corpo Docente da instituição conta com índice superior a 60% de Mestres e Doutores, o Projeto Pedagógico foi espelhado no que existe de mais atual para a área e a Estrutura atende todas as exigências do MEC. O Diretor de Desenvolvimento da Faculdade Alfredo Nasser, Professor Divino Eterno Gustavo argumenta que a implantação desse novo Curso é um plano antigo, por considerar o valor social da formação como extremamente importante para a cidade e para a coletividade: “A Faculdade Alfredo Nasser tem compromisso social com a cidade de Aparecida de Goiânia. Mais do que Instituição de Ensino Superior somos parte constitutiva da formação histórica da cidade. A Psicologia é a ciência que trata dos estudos e processos mentais do comportamento do ser humano e de suas interações com o ambiente físico e social. Onde tem psicólogos bem formados a sociedade tem qualidade de vida melhor. Esse reconhecimento nos fez prepararmos bem para oferecer um Curso de Psicologia dentro dos padrões dos melhores do País” – mostra Divino Eterno Gustavo.

O Curso de Psicologia autorizado para a Faculdade Alfredo Nasser será o primeiro da cidade de Aparecida de Goiânia. A formação será em cinco anos, ou seja, 10 períodos. 

14/09/2016

Mais notícias