Fórum de Comitês de Ética de Goiás se reúne na Faculdade Alfredo Nasser

Coordenador do Comitê de Ética da Faculdade Alfredo Nasser, Professor Paulo Reis.

Uma comissão composta por quatro pessoas ligadas ao Fórum de Comitês de Ética de Goiás (FOCEG) vai fazer o intercâmbio entre a Instituição e os três senadores goianos, para defender alterações no Projeto de Lei 200/2015, que tramita no Senado. A decisão foi tomada na reunião do FOCEG, acontecida na Faculdade Alfredo Nasser, no dia 1º de setembro. Com base na ideia de que a exigência de submissão prévia de um projeto de pesquisa a um comitê de ética pressupõe o cerceamento legítimo da liberdade de pesquisa e autonomia universitária, o PL propõe a extinção do atual sistema de análise ética, fiscalizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para a presidente do FOCEG, Adriane Espíndola Mota Campos Azeredo a aprovação do PL é um retrocesso inaceitável, pois mexe em direitos adquiridos dos pesquisadores e abre possibilidades agressivas e desnecessárias para a condição humana: “As normativas éticas evitam extravagâncias com seres humanos, que podem ficar expostos a situações degradantes e constrangedoras. Além do mais o Projeto de Lei coloca em risco os direitos dos participantes de pesquisas já conquistados nas últimas duas décadas, dentro do sistema CEP/CONEP e retira o controle social das pesquisas feitas no Brasil” – fala a presidente. Para o coordenador do Comitê de Ética da Faculdade Alfredo Nasser, Professor Paulo Reis ao colocar a autonomia universitária acima da prática da ética, o PL comete inversão nos valores: “A autonomia universitária é necessária, mas não pode estar acima dos princípios éticos, já que estes devem nortear todas as relações e iniciativas como forma de controlar os exageros. Dentro desse raciocínio já fica estabelecido também que é importante à liberdade para as pesquisas, mas dentro dos padrões e regras éticas” – argumenta Paulo Reis que além de Professor universitário é médico e foi um dos indicados pelo FOCEG para compor a comissão que vai fazer a interlocução com os senadores. Além de Paulo Reis, ainda farão parte da comissão: Adriane Espíndola Mota Campos Azeredo, Rafael Souto e Fábio Fonseca.

Veja mais fotos: https://business.facebook.com/faculdadealfredonasser

01/09/2016