Acadêmicos de Medicina comparecem a homenagem ao médico Zacarias Kallil

Alunos de Medicina, Professora Doutora Sheyla Bonfim com Zacarias Kallil

Alunos do curso de Medicina, da Faculdade Alfredo Nasser estiveram presentes a sessão solene da Assembleia Legislativa, que homenageou o médico Zacarias Kallil Hamú e a equipe que trabalha sob seu comando, no Hospital Materno Infantil de Goiânia, acontecida no dia 25 de setembro. Zacarias Kallil é cirurgião pediátrico e alcançou prestígio de referência internacional pelas pesquisas sobre separação de gêmeos siameses. A comunidade médica internacional o reconhece como um dos principais pesquisadores no tratamento cirúrgico dos siameses do mundo. Crianças de todo o Brasil recorrem a sua equipe, no Hospital Materno Infantil e alguns casos internacionais também já vieram para a cirurgia de separação. Os estudos e relatos do médico sobre o tratamento cirúrgico de gêmeos siameses são fonte de pesquisas de médicos de vários países. A ligação de Zacarias Kallil com o tratamento dos siameses começou ter repercussão internacional quando o cirurgião e sua equipe fizeram a separação das irmãs Larissa e Lorayne Canindé, em 1999. As meninas nasceram na cidade de Santo Antônio de Goiás, na região metropolitana de Goiânia. Quando o caso chegou as suas mãos, Zacarias Kallil já tinha pesquisas de mais de uma década sobre a complexidade da separação cirúrgica de gêmeos siameses, o que facilitou a realização da cirurgia com sucesso. A partir desse caso, apareceram vários outros no Brasil e a maioria deles procura pela equipe do cirurgião pediátrico goiano para a separação.

A iniciativa de levar os acadêmicos de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser para prestigiar a homenagem a Zacarias Kallil foi da Professora Doutora Sheyla Bonfim, tutora da turma. Ela justificou ação como uma oportunidade de dar aos estudantes a oportunidade de observação do reconhecimento a um referencial a ser seguido: “O Dr. Zacarias Kallil é um dos grandes exemplos da Medicina contemporânea. Ele exerce a profissão com zelo e competência. Nosso curso de Medicina é ministrado dentro da metodologia PBL, onde não existe aula expositiva e o acadêmico é um pesquisador. O Dr. Zacarias exerce a Medicina como um pesquisador, exatamente como nós estamos preparando os nossos alunos para exercer e por isso achamos que a oportunidade era excelente para que eles observassem o reconhecimento da Assembleia Legislativa ao trabalho do médico e da sua equipe. Foi também um reconhecimento da Faculdade a grandiosidade dos homenageados” – falou a tutora.

28/09/2015