Prédios da Faculdade Alfredo Nasser e do Colégio de Aplicação são reformados

Paisagem com novas plantações deixam o espaço ainda mais lúdico

O mês de julho, quando acontecem as férias de meio de ano, foi aproveitado pela Faculdade Alfredo Nasser para ampla reforma em toda a sua estrutura física. As salas receberam pintura nova, os aparelhos de ar condicionado foram revisados, os pisos receberam novo polimento. As estruturas hidráulica e elétrica receberam revisão completa. De acordo com o diretor geral da instituição, Professor Alcides Ribeiro Filho a realização da ampla reforma faz parte do caráter humanitário da Faculdade Alfredo Nasser: “Pelo menos quatro horas do dia do aluno são passadas na sala de aula. Se o ambiente estiver limpo, bem cuidado, organizado a sensação de conforto é maior e isso melhora o desempenho no processo de aprendizagem. Cuidar bem da estrutura faz parte do processo humanitário na relação com os alunos, do qual não abrimos mão no Colégio de Aplicação e na Faculdade Alfredo Nasser”.

Uma mudança estrutural foi feita nos banheiros. No modelo anterior às pessoas com necessidades educacionais especiais tinham banheiros específicos para atendê-las. A partir desse semestre isso muda, já que todos os banheiros foram adequados para atender a esse grupo de alunos. A alteração nasceu da reivindicação de um acadêmico e depois de pesquisada, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) chegou à conclusão que a sugestão dele era a melhor: “As orientações anteriores dos pesquisadores do tema apontavam para instalações sanitárias exclusivas para esse grupo. Um acadêmico se queixou da separação. A Comissão Própria de Avaliação recorreu novamente aos estudiosos e as pesquisas mais recentes mostram que o ideal é que esse grupo tenha espaço adaptados as suas condições em todos os banheiros. Diante disso fizemos a alteração” – diz o Professor Alcides.

Outra sugestão vinda dos acadêmicos atende aos matriculados nos cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e do Instituto Superior de Educação (ISE), que têm suas salas no bloco A, também foi atendida. O prédio que possui três pisos tinha um elevador de fabricação da época da construção. Foi instalado um novo, elaborado exclusivamente para atender a demanda, dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas: “A Comissão Própria de Avaliação entendeu que era necessário mesmo aumentar o conforto dos acadêmicos. Para tal encomendamos ao fabricante um projeto de elevador apropriado à arquitetura do prédio, com capacidade de atender a demanda, priorizando o conforto” – mostra o diretor geral. Além do novo elevador o prédio ganhou também rampas de acesso, com o dispositivo guarda corpo, para evitar quedas das pessoas. Esse tipo de rampas já foram instaladas nos outros prédios da instituição.

A integração entre o bloco do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) e o bloco do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) ficou perfeita, com a cobertura da passarela que liga os dois prédios. O visual externo e interno está modificado, com mais verde. Foi plantada nova vegetação, com flores rasteiras e arvoredo de pequeno porte, que cabem entre um corredor e outro, sem se transformar em obstáculos para o ir e vir das pessoas.

30/07/2015