Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Graduação Licenciatura

O Curso

Situação Legal

 

Reconhecimento pela Portaria MEC nº. 135, de 27/07/2012, publicada no DOU em 30/07/2012. 

 

Objetivos

 

O Curso de Geografia tem por objetivo formar profissionais qualificados para a atuação na educação fundamental e média, com uma sólida formação teórica aliada à competência científica, técnica e política, que decorre das orientações contidas nas normativas legais e nas exigências da sociedade para com o profissional da Geografia.

Nesse contexto é que o objetivo primordial do curso de Geografia da Faculdade Alfredo Nasser é formar e qualificar, em nível superior, professores capazes de contribuir nas diversas realidades socioespaciais com os processos educativos para a promoção da cidadania e da qualidade de vida da sociedade. Serão habilitados a desenvolver um pensamento crítico e reflexivo para analisar e intervir, se necessário for, na organização espacial, buscando assim estudar o espaço como produto do trabalho humano a partir da relação que o homem, como ser social, desenvolve com a Natureza.


Mercado de trabalho

 

O profissional da Geografia (Licenciado) atua na docência e em todos os níveis do ensino (fundamental, médio e superior), além de desenvolver atividades no seguimento de pesquisa e desenvolvimento direcionados a diversos tipos de temas em áreas urbanas, rurais, florestais entre outros. Desenvolve estudos e pesquisas sobre o meio ambiente (estudos socioambientais), atua no planejamento urbano e regional (regionalização), no mapeamento (cartografia), na gestão territorial e desenvolve estudos ligados a população e a educação.