Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Institucional

Histórico da Faculdade Alfredo Nasser

O Educandário Alfredo Nasser, criado a partir dos esforços do professor Alcides Ribeiro Filho, pioneiro em educação do município de Aparecida de Goiânia, de fato, iniciou seu funcionamento com apenas três salas de aula, desde 1969, mas de direito, depois de todos os trâmites burocráticos da época, em seu primeiro Regimento Escolar, consta o dia 06 de novembro de 1973 como data da sua fundação. O nome da instituição é homenagem ao ilustre político Alfredo Nasser, que ajudou a construir a História de Goiás. O Educandário, após reformulações de seu Regimento e Projeto Político Pedagógico, tornou-se Colégio de Aplicação Alfredo Nasser, integrado ao Sistema de Educação de Goiás, aprovado pela Portaria SEE n. 9.154 de 15 de Outubro de 2003.


A Associação Aparecidense de Educação (AAE) nasceu dos ideais do professor Alcides Ribeiro Filho, seu fundador e presidente, em 04 de junho de 1985, com a finalidade de criar e manter escolas de todos os níveis para facilitar o acesso da população de baixa renda à educação de qualidade e a baixo custo. Hoje, mantém o Colégio de Aplicação e a Faculdade Alfredo Nasser em Aparecida de Goiânia.


A Faculdade Alfredo Nasser foi criada pelos esforços dos membros da Associação Aparecidense de Educação (AAE), principalmente de seu presidente, professor Alcides Ribeiro Filho. A expectativa da Faculdade é construir a imagem de uma Instituição de qualidade, bem avaliada pelo Ministério da Educação, comprometida com os estudantes, razão de sua existência. A Faculdade foi credenciada pela Portaria MEC nº 1.682, de 19/10/2000, publicada no Diário Oficial da União no dia 23/10/2000, com funcionamento dos cursos de Letras e Pedagogia, licenciaturas. No ano de 2002, foi implantado o Instituto Superior de Educação (ISE). 


Ainda em 2002, criou-se o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), com funcionamento dos cursos de Administração e Ciências Econômicas. Em 2005, funcionaram os cursos de Geografia, História e Matemática e, em 2006, o curso de Ciências Contábeis. Em 2007, passou a funcionar o curso de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). Em 2008, foi criado o Instituto de Ciências da Saúde (ICS), com os cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Biomedicina, quando, também, foi implantado o curso de Sistemas para a Internet, no ICSA.    


A partir do ano de 2009, a Associação Aparecidense de Educação investe em expandir seus domínios na construção das instalações físicas para a implantação do Colégio de Aplicação e Faculdade Alfredo Nasser de Remanso, na Bahia. No final da obra, no ano de 2011, o Colégio foi implantado, abrangendo a oferta de todos os cursos da Educação Básica. Ainda neste ano, foram recebidas do Ministério da Educação, as Comissões de Avaliação ‘in loco’ que expediram pareceres favoráveis à implantação dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia, bacharelado em Administração e Ciências Contábeis e o tecnólogo em Agronegócios. No dia 31 de julho de 2012, foi publicado no Diário Oficial da União, o Parecer Favorável ao Credenciamento da Faculdade Alfredo Nasser de Remanso, sob o n. 196, expedido pelo Conselho Nacional de Educação.


Para atender à demanda de alunos egressos da Educação Básica, a Faculdade promove a alocação de recursos destinados à ampliação de seus espaços físicos, com objetivo de atender a estudantes na graduação e pós-graduação. Isso faz com que a Faculdade execute o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com vistas a atender às necessidades da comunidade, e, principalmente, cumprir a missão de “Qualificar os alunos para inserção no mercado de trabalho, de acordo com princípios de cidadania.”