Acadêmicos de História dão início a projeto em parceria com UFG

Alunos recebem instruções com Michael Valim, diretor da TV-UFG

Os acadêmicos do curso de História da Faculdade Alfredo Nasser participaram no dia 21 de março, do 1º encontro de preparação para o projeto  em parceria com a TV UFG e o Media Lab/UFG. O encontro aconteceu na Universidade Federal de Goiás, no Media Lab, com Michael Valim, diretor da TV-UFG que deu  uma ideia geral do que é o projeto e de como será operacionalizado.

O projeto consite na produção de um documentário em comemoração aos 82 anos da cidade Goiânia. O convite foi feito pelo Prof. Dr. Cleomar Rocha,  Coordenador do Media Lab que acredita em um envolvimento amplo, “nós temos envolvidos no projeto, a Faculdade Federal de Goiás (UFG) com vários cursos,  a Universidade Estadual de Goiás(UEG) com o curso de Audiovisual e Cinema e também algumas escolas de ensino médio. Na Faculdade Alfredo Nasser temos a sistematização pela disciplina de estágio, o envolvimento de alunos de Historia muito nos interessa em função do  um processo, um engajamento de fato e de uma preocupação histórica desse material que inclusive pode  se reverter não apenas no aprendizado de  metodologias de trabalho,  de levantamento histórico,  mas também de valorização de histórias locais.

Os alunos no campo de estágio, sob a supervisão da coordenadora do curso, Prof. Ms Giselle Garcia de Oliveira, e das supervisoras de estágios Prof. Ms. Lucirene Ferreira Santana e Prof. Ms. Leusa Alves Moura,  formarão a equipe de pesquisa, para coleta e tratamento de dados, documentos, imagens e depoimentos que serão realizadas ao longo dos meses de 2015. Tais levantamentos formarão a base para a consolidação dos documentários, que se organizarão em tipologia de bairros/regiões.

De acordo com a Prof Ms. Lucirene Ferreira Santana, que é mestre em História Cultural,  o projeto foi muito bem recebido pelos alunos,  “eles querem  vivenciar algo que está materializado, que está próximo deles. Trabalhar com a história de Goiânia, conhecer mais sobre a cultura, as tradições, o desenvolvimento econômico e social; Isso vai gerar neles uma competência teórica que dará condições de ter uma prática docente. Nosso objetivo é articular um trabalho pedagógico, onde eles possam dar continuidade às novas pesquisas. Estou muito feliz com essa oportunidade, de dar condição para os acadêmicos da Faculdade Alfredo Nasser participarem de um evento que vai marcar a vida deles. Serão oferecidas oficinas de produção em mídias audiovisuais e tanto o professor pesquisador e o docente precisa conhecer esse instrumento que é valioso para a pesquisa e até mesmo na construção de material didático em sala de aula”.

26/03/2015