Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

IV SIAES evidencia 86% de satisfação sobre avaliação do corpo docente


As Profsª. Aline Fagner, Michele Giacomet e Ana Paula Faria Machado iniciam o IV SIAES

O IV SIAES - Seminário Interdisciplinar sobre Avaliação da Educação Superior aconteceu no dia 25 de fevereiro, no auditório da Faculdade Alfredo Nasser, com público total de 800 pessoas.

Durante o evento, ocorreu a apresentação dos resultados da aplicação dos instrumentos quantitativos, através de questionários respondidos pela comunidade acadêmica no sistema on-line e resultados dos instrumentos qualitativos com entrevistas semi-estruturadas, respondidas pelos representantes de turma de autoavaliação institucional. Também foram apresentados os dados relativos às autoavaliações institucionais de 2014-1 e 2014-2, além de uma análise trienal correspondentes aos anos de 2012, 2013 e 2014 das informações quantitativas e apresentação da AIDE - Avaliação Interdisciplinar de Desempenho dos estudantes, como mais um instrumento de autoavaliação institucional.

Os resultados evidenciam que a Faculdade Alfredo Nasser tem apresentado indicadores positivos sobre a avaliação do corpo docente, com 86% de satisfação. Sobre o corpo docente são avaliados itens como a metodologia de aula, o domínio do conteúdo, o processo de avaliação, a assiduidade e pontualidade, além do relacionamento do professor com a turma.

No que se refere aos resultados da avaliação da infraestrutura da Faculdade Alfredo Nasser, enfatizam-se melhorias na Biblioteca e no Departamento Financeiro. Os relatórios da CPA têm sido balizadores de tomadas de decisão pelos gestores da Instituição de forma a atender diretamente às demandas apresentadas pela comunidade acadêmica. A expectativa é de que com as intervenções realizadas nas instalações físicas da Faculdade, os próximos resultados da autoavaliação da dimensão infraestrutural apresentem considerável melhora nos indicadores de satisfação.

Durante o debate ocorrido no SIAES, foram apresentados por parte do público sugestões para melhoria na gestão acadêmica e administrativa da Instituição, que a CPA encaminhará, juntamente com os relatórios de autoavaliação para a Direção Geral da Faculdade Alfredo Nasser.

De acordo com a Profª. Aline Fagner de Carvalho e Costa, o SIAES é um momento importante de apresentação da atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), seus objetivos, instrumentos de autoavaliação e principalmente dos resultados sistematizados. “Cada edição do SIAES colabora para a conscientização e mobilização da comunidade acadêmica sobre a importância de avaliarmos com responsabilidade e colaborarmos para a qualidade da educação oferecida pela Faculdade Alfredo Nasser". 

03/03/2015

Mais notícias