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Período letivo começa com Aula Magna de Delfino da Costa Machado


Professor Delfino da Costa Machado ministra Aula Magna para acadêmicos de Medicina

O Professor Delfino da Costa Machado ministrou a Aula Magna para os acadêmicos de medicina da Faculdade Alfredo Nasser, abrindo assim oficialmente o período letivo dos aprovados no vestibular do dia 7 de dezembro. Essa é a primeira turma de medicina da Faculdade, o que significa que a Aula Magna também oficializa do curso na instituição. Delfino da Costa Machado é médico psiquiatra e está entre os mais respeitados nomes da pedagogia médica do Centro Oeste Brasileiro. Ele lembrou aos acadêmicos que a carreira médica deve ser encarada como uma doação de alívio àqueles que sofrem e não mera oportunidade para se ganhar dinheiro. Utilizando a figura símbolo da medicina, cobra ele ironizou aqueles que procuram a medicina apenas para ganhar dinheiro: “reduzir nossa função a capacidade de ganhar dinheiro é reduzir a importância do nosso esforço para entender os problemas da saúde humana e expor o médico ao símbolo da cobra – o cidadão nasce e o médico já cobra. O cidadão cresce e o médico cobra. O cidadão adoece e o médico cobra. O cidadão sara e o médico cobra. O cidadão morre e o médico cobra. Essa imagem é construída pela ganância e nossa missão é muito mais importante mais nobre e mais gloriosa. É cartesiana, com o cérebro que pensa, coração que sente e as mãos que agem em busca da recuperação de quem passa pelo nosso caminho, acometido de algum mal na saúde” – destacou Delfino, lembrando ainda que o sistema escolhido pela Unifan para o curso de medicina (PBL – Problem Based Learning, sigla inglesa que traduzida significa Aprendizagem Baseada nos Problemas) exige seriedade do acadêmico e do professor: “não se aprende brincando. Nós, professores temos de ensinar vocês, alunos, a fugir do empirismo perigoso, provocando a curiosidade, estimulando a procura de soluções. Vocês devem questionar o motivo dos problemas existirem, cruzar os conceitos recebidos com a possibilidade de solução para os desafios que enfrentarão na profissão, fugindo assim do empirismo perigoso. Hipócrates nosso pioneiro foi também o pioneiro do PBL. Antes dele a medicina era coisa fetichista. Ele instituiu o estudo, a pesquisa e a procura das causas dos problemas, para encontrar as soluções e é assim que temos de agir” – explicou o professor.  Ao final, Delfino da Costa Machado lembrou aos acadêmicos que eles estavam sendo recebidos como a preciosidade entregue pelos pais, numa demonstração de confiança na afeição e responsabilidade dos professores: “nada é mais precioso para os pais do que seus filhos. Eles trouxeram vocês até aqui e nos entregaram e é com o espírito paternal que nós recebemos todos vocês. Recebam o nosso cordial abraço e sejam bem vindos ao curso de medicina da Faculdade Alfredo Nasser” –finalizou o psiquiatra.

            O curso

            O curso de medicina da Faculdade Alfredo Nasser obedece à normativa da portaria nº 2, de 1º de fevereiro de 2013, do MEC. Essa portaria estabelece que a partir daquele ano, os novos cursos de medicina no Brasil, utilizem metodologia ativa, integre o curso com a gestão local e regional do Sistema Único de Saúde (SUS) e apresente corpo docente capacitado. Essa informação foi passada aos alunos e convidados para a Aula Magna, pelo Professor Carlos Alberto Vicchiatti, diretor acadêmico da instituição: “alinhados a isso e às estratégias que marcam a transformação da educação médica mundial, o projeto pedagógico do nosso curso de medicina se pauta no que existe de mais moderno em metodologias ativas que são a aprendizagem baseada em problemas (ABP, ou PBL sigla em inglês) e o ensino orientado para a comunidade. Sendo assim vamos estabelecer relações horizontais entre a Instituição, serviço público de saúde e a comunidade” – destacou o diretor acadêmico. Carlos Alberto Vicchiatti ainda apontou que a escolha dos dois conceitos para o curso de medicina coloca o estudante no centro do processo educacional: “esses dois conceitos gera um terceiro elemento igualmente importante que é a educação centrada no estudante, onde a estratégia instrucional se vincula à capacidade e motivação do acadêmico. Ele, com apoio do professor, deve ter total responsabilidade pelo seu aprendizado. Ao estudante compete as melhores formas e o ritmo de estudar, bem como a avaliação do progresso da sua formação. A partir dessa prática pretendemos contribuir para a formação de um profissional com perfil mais alinhado às exigências do mundo atual e às expectativas da população” – considerou o Professor.

            Carlos Alberto Vicchiatti ainda apresentou a divisão do conteúdo durante os seis anos do curso, detalhando a forma de distribuição do conteúdo em cada um dos semestres e mostrou que na Faculdade Alfredo Nasser a formação medica vai ter três eixos estruturantes: Humanitário-Profissional, Técnico-Científico e Comunitário-Assistencial.

            A realização de um sonho

            Para o diretor geral da Faculdade Alfredo Nasser, Professor Alcides Ribeiro Filho a consolidação do curso de medicina na instituição é a realização de um sonho, que exigiu planejamento, dedicação, trabalho e investimento: “hoje vejo realizado um sonho que carrego desde a abertura da primeira sala de aula, no final da década de 1960. Essa sala de aula virou o Educandário Alfredo Nasser e esse a Faculdade Alfredo Nasser. Precisamos crescer para abrigar o curso de medicina. Não existe crescimento sem trabalho. Trabalhamos e crescemos. Precisamos nos adequar para abrigar o curso de medicina. Não existe adequação sem luta. Lutamos e adequamos. Precisamos investir para abrigar o curso de medicina. Não existe investimento sem recursos e nem recursos sem trabalho bem realizado. Voltamos ao trabalho e trabalhamos, conseguimos o recurso, investimos e aqui estamos abrindo as aulas do nosso curso de medicina” – destacou o diretor geral, que ainda lembrou as conquistas dos outros 16 cursos da Instituição argumentando que o de medicina foi projetado para seguir o mesmo caminho: “a Editora Abril faz anualmente avaliação dos cursos oferecidos pelas principais universidades brasileiras, estrelando os que merecem. Não temos nenhum curso sem estrelas. São 12 condecorados com três estrelas e quatro com quatro estrelas. As quatro estrelas alcançadas pelo nosso curso de direito o coloca como o melhor do Estado de Goiás e isso foi visto na prática, no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil, quando obtivemos 87% de aprovação. É essa história que vamos escrever também com o nosso curso de medicina” – se comprometeu o Professor Alcides.

16/12/2014

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