Bolsa Universitária no Exterior

Wolmir Amado, Professor Alcides e Carlos Mendes os três representante goianos no Encontro

Proposta do Professor Alcides é acatada em Encontro Internacional

O diretor geral da Faculdade Alfredo Nasser, Professor Alcides Ribeiro Filho, esteve no Rio de Janeiro no dia 28 de Julho, participando do III Encontro Internacional de Reitores das Nações Ibero Americanas. O evento reúne anualmente os diretores das principais instituições de ensino superior dos países da Peníssula Ibérica e da América Latina, para debater um tema relevante para a formação universitária nessas nações. Nesse ano o Encontro teve como tema “A Universidade do Século XXI, Uma Reflexão da Ibero América”. Além do Professor Alcides, outros representantes goianos participam do Encontro: Wolmir Amado, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Carlos Mendes, reitor da Uni evangélica. Um dos indicativos apresentados no primeiro dia do evento, pela Secretária Geral Ibero Americana, Rebeca Gryspam é a criação de bolsas para a integração dos alunos em universidades de países diferentes. Essa proposta já havia sido defendida pelo Professor Alcides informalmente e agora foi incorporada oficialmente nas prioridades dos países participantes: “a integração vai dar aos acadêmicos conhecimentos globais sobre a área que cada um escolheu para a vida profissional. Pequenos detalhes que somam muito e auxiliam a todos, dividindo os conhecimentos e multiplicando a competência” – defendeu o Professor Alcides. Para ele a possibilidade de possibilitar a ida de estudantes das faculdades goianas para a Espanha, ou Portugal, por exemplo, viabiliza o crescimento que os recursos familiares não são suficientes para viabilizar: “falo por Goiás, que é onde vivo e trabalho. Nossas famílias têm renda baixa e lutam para a realocação social dos seus filhos. Já lutam muito para custear os estudos superiores dos filhos e não são raras as que têm condições para custear a qualificação em uma universidade do exterior. Com a bolsa isso desaparece e os estudantes das famílias de baixa renda terão a chance para essa qualificação. Ganham as famílias, os acadêmicos e o País que terá mão de obra super qualificada” – aponta o diretor geral da Faculdade Alfredo Nasser.

A proposta recebeu aprovação dos avaliadores internacionais e terá de ser referendada pelos presidentes das nações. A Secretária Geral Ibero Americana, Rebeca Gryspam lembrou que a oportunidade da aprovação da proposta não poderia ter sido em melhor hora, já que em agosto esses presidentes estarão reunidos no Encontro de Cúpula Ibero Americana, que vai acontecer na cidade de Vera Cruz, no México. Rebeca vai apresentar a proposta para que a mesma possa ser referendada: “parte dos recursos para sustentar o intercâmbio vem dos cofres federais de cada uma das nações, mas esses valores já estão previstos nas regras de relações internacionais desses países. É só uma questão de encaminhamento dos valores e não há nenhum crescimento na verba. Sendo assim acredito que não teremos nenhum problema para a sacramentação do projeto” – afirma Rebeca Gryspam.

31/07/2014