Regulamento para III Pesquisar

REGULAMENTO PARA O ENVIO DE TRABALHOS AO III PESQUISAR

A Faculdade Alfredo Nasser, por meio da Diretoria Acadêmica e da Coordenação do Programa de Iniciação Científica, torna público o presente Edital de Seleção de Trabalhos Científicos, produzidos por graduandos, egressos e pesquisadores de instituições de pesquisa e de educação superior a serem apresentados durante o III PESQUISAR – Seminário Interdisciplinar de Produção Científica a realizar-se nos dia 22 e 23 de outubro de 2014 nas instalações da Faculdade Alfredo Nasser. Todos os interessados em inscrever seus trabalhos deverão seguir as orientações descritas abaixo:

1. Das disposições gerais

Deverão ser inscritos no III PESQUISAR projetos de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Faculdade Alfredo Nasser.

Poderão ser inscritos no III PESQUISAR projetos de pesquisa ou trabalhos de produção científica

que abordem temas integrantes das linhas de pesquisas da Faculdade Alfredo Nasser (saúde, meio ambiente e sustentabilidade; empreendedorismo e inovação tecnológica; educação, cultura e comunicação; direito e cidadania) realizados por estudantes e pesquisadores.

Cada participante poderá apresentar somente um trabalho, na modalidade de apresentação oral.

Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores, sendo um deles o orientador.

O anais do III Pesquisar será publicado no site da Instituição em formato PDF com ISBN

eletrônico.

1.1  Dos objetivos

O objetivo geral é oportunizar espaço de divulgação de trabalhos científicos de acadêmicos, egressos e pesquisadores da Faculdade Alfredo Nasser e de outras IES. Especificamente o III PESQUISAR pretende:

·  Integrar ensino, pesquisa e extensão;

·  Promover o intercâmbio de saberes entre as várias áreas de conhecimento;

·  Oferecer alternativas de aprendizagem, para além das formas tradicionais;

·  Estimular a iniciação científica nos acadêmicos da Faculdade Alfredo Nasser;

·  Reconhecer trabalhos científicos com qualidade socialmente referenciada e

·  Contribuir para capacitação docente e discente no que se refere à redação científica.

1.2 Divisão dos trabalhos

Os trabalhos serão divididos em quatro (4) linhas de pesquisa. Ao se inscrever, o participante deverá informar em que linha encaixa seu trabalho.

(A) Saúde, meio ambiente e sustentabilidade;

(B)  Empreendedorismo e inovação tecnológica;

(C)  Educação, cultura e comunicação;

(D) Direito e cidadania

1.3 Apresentação oral

A apresentação de trabalhos que envolvem áreas afins será seguida de debate no final da explanação. O participante terá 15 minutos para apresentação e 15 minutos para debate.

Para apresentação das comunicações orais será disponibilizado como recurso audiovisual data-show completo.

1.4 Apresentação em pôsteres

A sessão de pôsteres será coordenada por monitores que deverão se inscrever no site da instituição.

Os pôsteres deverão ter as dimensões de 90 centímetros de largura por 1,20 metros de altura. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam leitura a 3 metros de distância. Abaixo do título deverá aparecer nessa ordem: nome dos autores, unidade acadêmica e endereço eletrônico. Recomenda-se que o apresentador chegue com antecedência ao local. O pôster será afixado nos dias 22 e 23 de outubro de 2014 em área previamente definida. O expositor obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimento ao público no horário estabelecido no ato da inscrição. A montagem dos pôsteres deverá ocorrer meia hora antes do início da sessão e a retirada deverá ser feita após o encerramento do evento.

2. Das inscrições

Os trabalhos que comporão os anais do III PESQUISAR deverão ser apresentados sob a forma de resumo de até 5 páginas (caracterizado como resumo expandido) e deverá conter os seguintes elementos: título, nome dos autores, resumo, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências.

As inscrições serão realizadas entre 9 de junho a 30 de julho de 2014 pelo sistema gerenciador de eventos (SGE) nas coordenações de curso e os resumos expandidos deverão ser encaminhados para o e-mail pesquisar@unifan.edu.br no mesmo período, tendo como assunto do e-mail a linha de pesquisa correspondente. Todos os trabalhos enviados depois desse período serão automaticamente recusados.

A resposta de confirmação do recebimento dos trabalhos será enviada por e-mail e a lista dos trabalhos escolhidos estará disponível no site (www.unifan.edu.br) até o dia 11 de agosto de 2014.

3. Normatização do resumo expandido

O resumo expandido do trabalho, enviado no ato da inscrição, deverá ser em formato A4, fonte Arial 12, espaçamento entrelinhas de 1,5, justificado com margens nas seguintes dimensões: 3 cm (superior e esquerda), 2 cm (direita e inferior). O arquivo deverá ser enviado em formato PDF. No resumo deve constar obrigatoriamente dos seguintes tópicos:

1. Título (Arial 12, negrito, centralizado)

2. Nome completo dos autores, instituição em que o trabalho está vinculado e endereço eletrônico (Arial 12, centralizado)

3. Palavras-chave (de três a cinco)

4. Regulamento

A seleção dos trabalhos caberá à Comissão Organizadora. Depois do prazo de entrega não serão permitidas alterações nos trabalhos.

Obs: Os casos omissos nesse edital serão avaliados pela Comissão Organizadora do III PESQUISAR.

Aparecida de Goiânia, 4 de junho de 2014

Sabrina Fonseca Ingênito Moreira Dantas

COORDENAÇÃO DE PESQUISA

Carlos Alberto Vicchiatti, Ph. D.

DIRETOR ACADÊMICO

05/06/2014