Medicina realiza a tradicional Cerimônia do Jaleco

50 calouros participaram da cerimônia marcada por momentos de emoção

Na manhã desta sexta-feira, 25 de janeiro, os alunos de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser participaram de um momento solene e de muita emoção durante a Cerimônia do Jaleco. O evento consiste na entrega da vestimenta aos calouros, representando o início dos estudos e o comprometimento com a profissão. Participaram da cerimônia 50 acadêmicos.

A abertura foi feita pelo professor pós-doutor Carlos Alberto Vicchiatti, diretor acadêmico da instituição, que ressaltou a importância do compromisso e responsabilidade dos alunos que, a partir de agora, terão durante a carreira profissional. Ele ainda salientou a seriedade e bom uso de um dos principais instrumentos de trabalho do médico. “A vestimenta branca, usada no dia a dia dos profissionais da saúde, é utilizada como instrumento individual, principalmente, para prevenir a contaminação de doenças”, disse.

Após a abertura, os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos escolhidos por eles para participarem do momento de tradição.

O ponto alto da cerimônia foi o juramento dos calouros. Depois de vestidos com os jalecos, eles juraram o compromisso que assumiram ao entrar para o curso, e o de seguir com rigor as normas de biossegurança com responsabilidade e critério. As palavras foram ditas ao lado de pais, amigos, familiares. Muitos se emocionaram ao ponto de não dar conta de controlar as lágrimas.

Em suas considerações finais, o professor Vicchiatti, além de ressaltar a importância da profissão médica, lembrou aos alunos o valor de exercer o trabalho com amor. "Esperamos que estejam prontos para romper as fronteiras geográficas e profissionais para ganhar o mundo, sem se distanciarem, no entanto, do lugar mais importante que existe em cada um de vocês, que é onde mora a compaixão”, comentou o docente.