Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Professor da Faculdade Alfredo Nasser integra equipe de consultores de programa do Governo Federal


Professor Júlio (centro) foi um dos profissionais selecionados no país para atuar como consultor

O professor da Faculdade Alfredo Nasser, Dr. Júlio César Borges foi um dos profissionais selecionados no país pelo Governo Federal para atuar como consultor no Programa Criança Feliz.

O Programa, instituído pelo Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, tem o objetivo de reforçar a implementação do Marco Legal da Primeira Infância. Como público alvo do Programa, foram eleitas: gestantes, crianças de até três anos cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias. A iniciativa, que é fruto de uma parceria entre o Governo Federal com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), busca a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto sociocultural.

No dia 30 de novembro passado, o professor da Faculdade Alfredo Nasser esteve em Brasília para discutir os principais achados da pesquisa visando à elaboração do relatório final. O estudo diagnóstico, de caráter qualitativo, foi realizado com multiplicadores, gestores municipais, coordenadores municipais, supervisores e famílias participantes do Programa Criança Feliz. O trabalho de campo do professor Júlio César foi realizado em três municípios de Sergipe. Ao realizar estes estudos avaliativos, o poder público pode identificar oportunidades de aperfeiçoamento do desenho do programa ao longo de sua implementação, bem como documentar os desafios de sua atuação e garantir sua sustentabilidade no longo prazo.

A reunião do dia 30/11 contou com técnicos e gestores da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social (SAGI/MDS). “O encontro propiciou a troca de impressões e a construção coletiva de conclusões para o relatório final, a ser entregue agora em dezembro. O relatório final prevê uma avaliação da implementação do Programa Criança Feliz, das suas potencialidades e fragilidades, resultados alcançados, relação com o território de abrangência, rotinas da equipe técnica, atuação com diferentes públicos e sugestões para aprimoramento do Programa Criança Feliz”, explica o professor Júlio.

 

05/12/2018

Mais notícias