Professores Temporários da Rede Estadual de Ensino concluem curso de formação na Faculdade

Docentes receberam a certificação de participação e comemoraram a conclusão do curso

Professores contratados de escolas públicas de tempo integral de Goiânia e Aparecida de Goiânia concluíram Curso de Formação de Professores Temporários da Rede Estadual de Ensino de Goiás. O encerramento aconteceu no dia 06 de Setembro 2018 na Faculdade Alfredo Nasser. projeto intitulado “O conhecimento científico no cotidiano da escola”, foi realizado por meio de uma parceria firmada entre a Faculdade Alfredo Nasser e a Secretaria Estadual de Educação, e coordenação de Tutores Pedagógicos da SEDUCE.

O curso é uma das ações idealizadas pelo Grupo PoliSíntese – Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Cidades.  Segundo a professora Drª Márcia Pelá, coordenadora do grupo, com essa iniciativa o grupo mais uma vez alcançou um dos seus objetivos, que é o de, “por meio de projetos e ações, promover a conexão entre a produção dos conhecimentos científicos e o saber escolar, com cursos e ações de extensão, tendo a relação entre teoria e prática como o seu principal aporte didático-metodológico”.

O curso teve início em Abril de 2018 e oportunizou a professores contratados de 17 escolas públicas de tempo integral de Goiânia e Aparecida de Goiânia discutir temas como “Teoria e Práticas no Processo da Avaliação Escola”, “A Leitura Científica e a Conexão com o Cotidiano”, “Metodologias e Práticas a partir da Pesquisa” e a Ciência Produzida e a Ciência Ensinada”.

Nos encontros, os docentes puderam principalmente tratar da relação entre o conhecimento científico, o cotidiano e a escola, e quebrar o abismo que há entre a Escola e a Universidade, e refletir acerca da sua formação, o que de uma forma ou de outra, chega à sociedade, porque chega aos alunos que estão nas escolas.

Na oportunidade, os professores que concluíram todos os módulos, receberam das mãos da coordenação do curso e dos professores ministrantes, certificação de 40 horas pela participação. Conforme afirmou a cursista Nayara Claudino Portilho, professora do ensino de ciências do CEPI Jardim das Aroeiras “O curso para mim foi uma oportunidade única de compartilhar e rever práticas pedagógicas que com certeza refletirão de forma positiva no meu trabalho e no aprendizado dos meus discentes”.

13/09/2018