Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Professores do ICS representam a Instituição no VII Congresso Brasileiro de Equoterapia


Professores Jakeline Lôbo e Paulo Côrrea na abertura do VII Congresso Brasileiro de Equoterapia

Os Professores Mestres do curso de Fisioterapia da Faculdade Alfredo Nasser, Jakeline Ferreira de Araújo Lôbo e Paulo Fernando Lôbo Côrrea, estiveram presentes no VII Congresso Brasileiro de Equoterapia. Na ocasião eles contribuíram com o evento ao apresentarem dois trabalhos científicos intitulados de “A marcha humana versus o passo do equino” e “Caracterização morfológica dos equinos de equoterapia da região Centro-Oeste do Brasil”.

O Congresso aconteceu no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis-SC, entre os dias 11 e 13 de abril de 2018 e contou com a presença de participantes do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. O tema escolhido para 2018 foi: “Equoterapia Realizando Sonhos”.

Paralelamente ao Congresso aconteceu também o V Fórum Latino-Americano de Equoterapia. Os países que sediaram os eventos anteriores foram: Cuba (2005), México (2007), Chile (2009), Uruguai (2012) e Argentina (2014).

No discurso de abertura o presidente da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), Jorge Dornelles Passamani, disse: “o princípio fundamental da Associação é desenvolver embasamento técnico-científico para nortear as atividades equoterápicas.  É nesse contexto que, há mais de um quarto de século, a ANDE-BRASIL orienta seus trabalhos para propiciar avanço científico e tecnológico para a equoterapia, tanto em nosso País como em projeções para a  comunidade internacional”.

A equoterapia, também chamada de hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

Equoterapia na Fisioterapia

A equoterapia pode ser utilizada como recurso terapêutico na fisioterapia porque ela alcança inúmeros benefícios posturais porque o andar do cavalo provoca uma série de reações no corpo do paciente, fazendo com que ele esteja sempre em busca do seu próprio equilíbrio.

O cavalo consegue transmitir impulsos ritmados para as pernas e para o tronco do paciente, levando a contrações e relaxamentos que facilitam a percepção do próprio corpo, noção da lateralidade e da manutenção do equilíbrio.

Os resultados podem ser vistos em poucas sessões e, como o tratamento é visto de forma lúdica para os pais e para o paciente, a sensação de bem-estar no final da sessão é facilmente observada.

20/04/2018

Mais notícias