Curso de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser representado em evento no MS

Participantes do Encontro discutem os rumos da formação em Psicologia

No último dia 24 de março na Cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, aconteceu o Encontro das Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de Psicologia, Etapa Centro Oeste para a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais. O processo tem sido desencadeado e organizado por meio da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia - ABEP, o Conselho Federal de Psicologia - CFP e a Federação Nacional de Psicólogos – FENAPSI desde fevereiro de 2018 em todo o Brasil.

O curso de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser (Acadêmicos, Coordenação, NDE e alguns membros do colegiado) participou de todas as reuniões realizadas em Goiás, inclusive enviando propostas por escrito a respeito do que almeja cientificamente à Psicologia Brasileira. Também por este motivo os acadêmicos Matheus Silva, Joselma Souza (PSNB3) e Carlene Oliveira (PSNA3) foram patrocinados pelo CFP/CRP a compor a comissão discente de Goiana na ida a Campo Grande, e a Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser, Professora Cleucydia Lima da Costa - também atendendo ao convite do CRP-GO - foi uma das profissionais da área a representar Goiás no referido evento, onde se discutiu, sobre a formação do Psicólogo no Brasil no que se refere à Concepção geral da Formação, Perfil do Egresso; Competências, Habilidades, Conhecimentos, Metodologias de Ensino-Aprendizagem, Sistemas de Avaliação, Estágios, Pesquisa, Extensão, Licenciatura e EAD.

De acordo com o aluno Matheus Silva,“discutir as DCNS do meu próprio curso é muito importante, pois mostra que não é algo que está longe e somente os maiores podem falar sobre. Nós alunos, já somos desde o início do curso considerados em nossa Faculdade e vimos o quanto isso é forte em nossa futura profissão por meio do Conselho Federal e Regional de Psicologia”, finaliza.

Já a aluna Joselma Souza aproveitou para externar agradecimentos: “Agradeço muito a oportunidade concedida pelo CFP/CRP para participar desse Encontro que sanou muitas dúvidas que tinha sobre minha nova profissão. E minha felicidade foi maior ainda em está lado a lado com minha coordenadora que tanto aqui na Faculdade quanto fora dela preza cientificamente por minha formação”.

Para Carlene Oliveira, “estar no Encontro representando Goiás foi muito importante porque quando aparecia proposta sem identificação com o nosso o curso, a gente batia de frente mesmo, pois sabíamos o que estávamos falando devido nossa preparação tanto na faculdade como no Conselho de Psicologia.”

Após elencados as dez propostas do Centro Oeste, foi realizada a eleição aos delegados do Centro Oeste que no Encontro Nacional, dia 05/05/2018 em Brasília (DF), representarão na elaboração final das propostas às Novas Diretrizes da Psicologia no Brasil.

A presidenta do CRP-09, Ionara Rabelo, e a conselheira Alba Cristhiane da Mata foram eleitas delegadas. E tanto a professora Cleucydia Lima da Costa, quanto o aluno Matheus Rodrigues da Silva, foram dois dos suplentes eleitos para representar o Centro Oeste em Âmbito Nacional. “O que nos felicita, e claro, aumenta nossa responsabilidade em conduzir um dos cursos mais jovens de Psicologia no Brasil (2017/01) cuja visibilidade positiva já está em âmbito nacional”, conclui a coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser.

Veja mais...https://business.facebook.com/faculdadealfredonasser

02/04/2018