Professor Alcides recebe título de Doutor Honoris Causa da Educação

ODAEE também condecorou o Professor Alcides como Embaixador para a Paz no Mundo

O Professor Alcides recebeu na noite desta terça feira, dia 13 de fevereiro, em Havana, Cuba, o título de Doutor Honoris Causa, da Organización de Las Américas para La Excelencia Educativa (ODAEE), instituição que congrega mais de 700 Universidades de 22 países diferentes, com o objetivo de buscar a excelência no ensino, para formar um novo conceito de vida nas Américas, onde o conhecimento seja utilizado para o bem estar das pessoas e das nações. A ODAEE existe há 10 anos e promove anualmente um encontro para debate e apresentações de sugestões e projetos educativos que melhore a qualidade do ensino, com possibilidade de aplicação em diferentes países. Entre um ano e outro a ODAEE realiza pesquisas na área da educação, em busca de personalidades e instituições que se destacam na promoção do saber e foi graças a estas pesquisas que o nome do Professor Alcides foi selecionado para receber o título de Doutor Honoris Causa da Educação. De acordo com Emelda Guerra, presidente da ODAEE o homenageado é exponencial na promoção da educação no Brasil: “A ODAEE tem acompanhado o avanço da Faculdade Alfredo Nasser, instituição de ensino superior que foi idealizada e é dirigida pelo Professor Alcides. Notamos sempre a preocupação com a qualidade do ensino oferecido, conciliado com a garantia de acesso de estudantes de famílias pobres. Ao termos certeza da responsabilidade direta do Professor Alcides sobre estes fatores, não tivemos dúvida que ele precisava ser chamado para participar da nossa organização e mais do que isto, merecia ser diplomado como Doutor Honoris Causa da Educação” – esclarece Emelda Guerra.

Antes de receber a honraria o Professor Alcides proferiu conferência sobre a Educação com Excelência para Paz. Partindo da afirmação de Piaget de que “a primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que outras gerações já fizeram – homens que sejam criadores, inventores, descobridores e a segunda meta da educação é formar mentes que tenham condições para criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”, o Professor Alcides discorreu sobre o elo entre a qualidade da educação e a paz no mundo, mostrando que seres que recebem o saber, orientados para a promoção do respeito às diferenças e o comprometimento com a satisfação de todos, serão capazes de gerar o bem estar entre as pessoas e nações. Ao final da conferência ele foi aplaudido de pé.

Além do título de Doutor Honoris Causa, a Organização de Las Américas para La Excelência Educativa também condecorou o Professor Alcides como Embaixador para a Paz no Mundo. O homenageado dividiu com os colaboradores e alunos as honrarias recebidas: “Naturalmente este é um dia especial. Pouquíssimas personalidades do mundo vão receber estas condecorações e isto é motivo de muita reflexão. Todos que me conhecem sabem que minha vida e a dedicação à educação se fundem. Sempre foi e sempre será minha primeira preocupação. Jamais pensei que uma instituição que goza de respeito de todo o mundo, com sede em Cuba, estivesse observando minha conduta e o melhor é que além de observar, renderam homenagem, mostrando que andei e me mantenho andando no caminho certo. Naturalmente tive auxílio dos nossos colaboradores da Faculdade, do mais simples dos serventes ao mais graduado dos pós doutores, pois a excelência na educação que oferecemos e a garantia do acesso aos estudantes pobres, conta com a participação direta de todos. Também devo muito ao aluno, que tem nos dado o retorno se formando cidadão acima de tudo” – considera o Professor Alcides.

Veja mais fotos do evento...https://business.facebook.com/faculdadealfredonasser

15/02/2018