Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Medicina realiza Cerimônia do Jaleco


Calouros e seus familiares durante a confraternização após a aula inaugural

O curso de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser realizou nesta sexta-feira, 27, no auditório central, a Cerimônia do Jaleco – aula inaugural que reúne gestores, professores, veteranos, calouros e familiares – para um momento de acolhida, integração e partilha de conhecimentos sobre a profissão médica. O evento foi aberto pelo diretor acadêmico da Instituição, Professor Pós-Dr. Carlos Alberto Vicchiatti, que deu as boas vindas aos presentes, fez a apresentação do palestrante e falou sobre os objetivos da cerimônia.

Durante suas considerações, o professor Vicchiatti ressaltou a importância do compromisso e responsabilidade dos alunos que, a partir de agora, terão durante a carreira profissional. Ele ainda salientou a seriedade e bom uso de um dos principais instrumentos de trabalho do médico. “Esse é o jeito de ser da Faculdade Alfredo Nasser, compartilhamos com os nossos alunos a emoção de grandes momentos”, disse.

Os calouros também receberam as boas vindas do Diretor de Desenvolvimento da Faculdade, professor Divino Eterno de Paula Gustavo, que na oportunidade representava o diretor geral, professor Alcides Ribeiro Filho. “A cerimônia é um evento formal para apresentar esses futuros médicos à sociedade, motivo de muito orgulho para a nossa Instituição”, ressaltou.

A aula inaugural da 8ª turma do curso de Medicina foi marcada pela palestra do presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás, o médico Oftalmologista Leonardo Mariano Reis. Em suas considerações ele falou sobre o papel do médico na sociedade, a valorização profissional, além de destacar as lutas e conquistas da categoria. “O Conselho Regional de Medicina traz uma mensagem, sobretudo, de responsabilidade. Responsabilidade porque aqui nós teremos médicos que ocuparão postos de trabalho e atenderão a população”, ressaltou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina salientou ainda que atualmente o retorno da profissão médica não é o que a categoria sonhava antes de entrar para a faculdade, mas mesmo assim, com responsabilidade e ética deve-se exercer o ofício e “não deixar que isso nos abale”, finalizou.

Leonardo Mariano Reis é formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás), especialista em oftalmologia com residência na Fundação Banco de Olhos de Goiás e possui título de especialista emitido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia / Associação Médica Brasileira. É mestre em Genética pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica), doutor em Ciências da Saúde pela UFG e pós-graduado Diplôme D’ Université Microchirurgie Ophtalmologique pela Universidade de Paris V – René Descartes. Ele já ocupou vários postos de gerência na saúde pública, foi presidente da Cooperativa dos Oftalmologistas, comandou o Sindicato dos Médicos de Goiás e já esteve na diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Logo após a palestra os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos escolhidos por eles para participarem do momento de tradição. Pais, amigos, familiares, e até mesmo outros colegas de turma participaram da entrega. Depois de vestidos, os calouros juraram o compromisso que assumiram ao entrar para o curso, e o de seguir com rigor as normas de biossegurança com responsabilidade e critério.

A caloura Rosa Maria Alves Pereira, primeira colocada no vestibular de Medicina, foi quem leu o juramento solene de Hipócrates, amplamente considerado como o pai da medicina ocidental.

Após o juramento, os calouros e seus familiares e amigos foram convidados para se reunir em frente ao palco, onde se encontravam os coordenadores de curso e diretores da Instituição para o momento de fotos e filmagens.


Veja o resumo fotográfico e o vídeo do acessando:  https://business.facebook.com/faculdadealfredonasserda

 

26/01/2018

Mais notícias