Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Faculdade realiza ação do Novembro Azul na Câmara de Goiânia


Evento reuniu alunos de Medicina, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia

A Câmara Municipal de Goiânia promoveu nesta quarta-feira, 22, duas palestras sobre saúde do homem como parte da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. Durante todo este mês ocorre o Novembro Azul, que tem o objetivo de lembrar aos homens a importância da prevenção. 

As palestras ocorreram às 10 e 15 horas no Auditório Carlos Eurico. No hall principal da Câmara, estudantes da Faculdade Alfredo Nasser (cursos de Medicina, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia) fizeram aferição de pressão, teste rápido de glicemia, massagem nos participantes, além de orientação sobre a saúde do homem. 

O professor Durval Ferreira foi o palestrante convidado para falar durante a manhã e, à tarde, a convida foi a fisioterapeuta Fabiana da Silveira Bianchi Perez, especialista em saúde do homem. 

Ela falou que homens não costumam fazer exames de rotina para verificar se a saúde está bem e que a maioria dos que procuram ajuda, o fazem quando é o “último recurso”, mesmo quando os sintomas aparecem. “É preciso vencer o medo, a vergonha e a acomodação. Prevenir ainda é o melhor tratamento. Se o câncer é descoberto no início, é possível tratar e voltar a ter vida normal”, disse. 

Em casos em que não foi feita a detecção do câncer precocemente e que a solução para a eliminação do tumor seja a cirurgia, com a retirada de toda a próstata, Fabiana alertou para as duas consequências comum após o procedimento: incontinência urinária, quando o paciente perde o controle da urina, e disfunção erétil, quando perde-se a capacidade de manter a ereção. 

“A melhor prevenção começa na alimentação, comendo alimentos que ajudam a evitar o câncer, como o tomate com casca, e fazendo exercício físico”, aconselhou.

 

25/11/2017

Mais notícias