Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Liga Acadêmica de Imagenologia realiza I Simpósio em Músculo Esquelético


O enfoque principal foi a maior articulação do corpo humano: o joelho

A Liga Acadêmica de Imagenologia da Faculdade Alfredo Nasser realizou dia 6 de novembro no auditório do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), o I Simpósio em Músculo Esquelético. O evento contou com duas palestras ministradas pelo Dr. Gilberto Torres sobre o tema “Anatomia morfológica associada à anatomia radiológica normal do joelho” e pelo Dr. Renato Faria sobre o tema “Diagnóstico por imagem do joelho”. Participaram do simpósio acadêmicos do curso de Medicina, coordenadores e professores. Segundo explica a orientadora da LAI (Liga Acadêmica de Imagenologia), professora Karla Cardoso da Silva, “o objetivo deste projeto é proporcionar aos acadêmicos de medicina uma noção mais ampliada sobre a anatomia e o diagnóstico por imagem do sistema musculoesquelético, com enfoque no joelho”.

O joelho é um foco comum de problemas, tanto em atletas como em pessoas que não praticam esporte. São várias as lesões que podem ocorrer nessa articulação e uma dor na lateral pode ser uma patologia totalmente diferente de uma dor na região anterior, por exemplo. Este membro pode sofrer lesões de diversas formas, seja por trauma direto como pancadas ou indireto que é o caso da entorse. Além disso, o joelho ainda corre o risco de sofrer com o seu uso inadequado e excesso de carga.

Segundo os palestrantes, as lesões nesse sistema podem afetar os músculos, articulações, ligamentos, tendões, nervos e ossos geralmente causadas por exposição contínua a esforços intensos por período prolongado ou por traumatismos agudos. Os sintomas podem surgir tardiamente e causar sofrimentos/perdas sociais e profissionais, sendo necessário a correta avaliação das tarefas executadas pelo indivíduo e a adoção de medidas preventivas e diagnósticas por exames de imagem.

Veja mais fotos do evento: https://business.facebook.com/faculdadealfredonasser


07/11/2017

Mais notícias