Dia Mundial da Sepse é lembrado com palestra

Dr. Durval Ferreira da Fonseca é geriatra e médico intensivista do HUGO

Assim como em mais de 60 países, no dia 13 de setembro de 2017, o Brasil participa pelo sexto ano consecutivo do Dia Mundial da Sepse. Conhecida pelo público leigo como infecção generalizada, é um importante problema de saúde pública no mundo, com estimativa de 400 mil casos/ano no Brasil, que acarretam cerca de 200 mil óbitos e elevados custos financeiros para o país. A síndrome é responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil. Atualmente é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer.

Com o objetivo de buscar mudar esse quadro cada vez mais preocupante, instruindo futuros profissionais da saúde, a coordenação do curso de medicina da Faculdade Alfredo Nasser convidou o coordenador da Comissão de Residência Médica do HUGO/SEST-SUS, Durval Ferreira da Fonseca para proferir palestra sobre o tema. O palestrante é geriatra, médico intensivista e professor na Faculdade Alfredo Nasser. Alunos e professores acompanharam atentamente a explanação. Segundo o médico palestrante, além de passar a conhecer com mais profundidade a síndrome, os futuros médicos, devem se conscientizar sobre a necessidade de implantação e gerenciamento do Protocolo de Identificação Precoce da Sepse.

“O Brasil tem uma das maiores taxas de letalidade por sepse no mundo. Em anos recentes, o conhecimento científico acumulado permitiu pela primeira vez estabelecer um conjunto de medidas que reduzem a mortalidade e os custos hospitalares. A Campanha de Sobrevivência à Sepse tornou-se um marco na luta contra essa síndrome”, explica o palestrante.

Veja mais...https://business.facebook.com/faculdadealfredonasser

13/09/2017