Presidente do CRP-GO ministra aula magna de psicologia

Presidente do CRP-GO fala durante aula magna na Faculdade Alfredo Nasser

O ano letivo para a primeira turma do curso de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser começou efetivamente na segunda feira, dia 30 de janeiro. Como tradicionalmente acontece o marco do início das atividades acadêmicas do novo curso foi a realização da Aula Magna, ministrada por uma figura exponencial da profissão – a convidada foi a presidente do Conselho Regional de Psicologia de Goiás, professora doutora Ionara Vieira Moura Rabelo. A coordenadora do curso, Professora Cleucydia Lima da Costa falou o motivo da escolha, na apresentação da convidada: “Nossa convidada atua como psicóloga e Professora, nas duas atividades é profissional responsável e competente. Tem compromisso com as causas sociais e com muita sabedoria foi escolhida pela categoria para presidir o nosso Conselho, onde realiza gestão exemplar. Por tudo o que ela representa, a escolha para ministrar a Aula Magna do nosso curso não poderia recair sobre outra pessoa” – afirmou a Professora Cleucydia.

Ionara começou a Aula lembrando que o início do curso para os acadêmicos era um divisor de águas: “Se preparem, pois serão novas pessoas. Ninguém vai sair do curso como entrou. Os valores sociais, políticos e religiosos poderão sofrer abalos em função do conhecimento científico, que deve ser o norteador no exercício da profissão. É desta forma que a Instituição cumpre bem seu papel”. Lembrou ainda que as expectativas trazidas pelos acadêmicos para faculdade poderão defrontar com surpresas que exigirão deles a capacidade para o enfrentamento e que o conceito de psicologia como modo de controle da índole das pessoas é falho e deve ser combatido: “Psicologia não é para adaptar pessoas, mas para fortalecer” – apontou, apresentando a subjetividade como caminho eficiente para esse fortalecimento: “Eu gosto da subjetividade porque ela evita a padronização da sociedade e as imposições vindas das relações nos modos de convivência”.

Os psicólogos que fazem dos consultórios seus portos seguros foram criticados pela ministrante da Aula Magna e quando tocou no assunto já sugeriu que o curso da Faculdade Alfredo Nasser ofereça a extensão, colocando os acadêmicos frente a frente com a coletividade, conhecendo seus problemas e auxiliando nas soluções: “A Psicologia precisa sair do consultório, ver na sociedade onde ela deve agir e entrar com a força da ação. Há necessidades por todos os lados. A maioria dos brasileiros nunca foi e nem terá oportunidade de ir a um consultório de Psicologia. Então temos de ir até essa gente. Precisamos abrir mão da zona de conforto e agirmos como profissionais da nossa área. Aqui já apelo para que a Faculdade Alfredo Nasser ofereça aos acadêmicos de Psicologia a oportunidade de convivência com os problemas psicológicos da coletividade, através de uma Clínica Escola que funcione como programa de extensão. Agindo assim a formação será mais rica na prática da função”. Ionara Vieira ainda deixou claro que não cabem, em um psicólogo, visões preconceituosas contra os diferentes e excluídos e que a luta desses é também a luta da Psicologia como ciência.

Ela contou a trajetória da implantação do curso de Psicologia no Brasil e em Goiás e dispôs sobre a importância da rígida observação da ética na formação dos acadêmicos e na prática da profissão. Ao final a ministrante da Aula Magna falou sobre a importância da metodologia que será utilizada no curso de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser, PBL – sigla inglesa que significa aprendendo com o problema: “Esse é um grande avanço, pois faz do acadêmico um pesquisador e o ensina já resolvendo problemas que ele vai enfrentar no dia a dia, no exercício da profissão”. Terminada a Aula Magna, Ionara Vieira foi aplaudida de pé por acadêmicos, familiares e todos os presentes.

VEJA MAIS FOTOS: https://business.facebook.com/faculdadealfredonasser

31/01/2017