Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Acadêmicos de História fazem pesquisa sobre Santa Dica, a messiânica revolucionária de Goiás


Acadêmicos de História durante visita técnica em Lagolância

No dia 12 de novembro, um grupo de acadêmicos do curso de História da Faculdade Alfredo Nasser fez uma visita técnica no Povoado de Lagolândia, em Pirenópolis, onde mora a família da dona Benedita Cipriano Gomes, que ficou conhecida como Santa Dica.

De acordo com a professora Lucirene Ferreira Santana Gualberto, orientadora da pesquisa, Dona Benedita nasceu em 17 de janeiro de 1903 na Fazenda Mozondó à 40 km de Pirenópolis. Por volta de 7 anos de idade caiu enferma culminando com a perda total de seus sinais vitais. Durante o banho do defunto, notou os familiares que Dica suava frio e muito. Com receio de enterrá-la, mantiveram o velório e após três dias, Dica ressurgiu viva da morte eminente. Tal Fato espalhou-se pela região como um milagre. Romarias de fervorosos e crédulos roceiros migravam para pedir-lhe a benção e conseguir graças. Em poucos anos, já mocinha, Dica comandava legiões de adoradores que seguiam suas ordens com fiel devoção e em torno de sua casa formou-se povoado.

Já adulta, participou (com um grupo de homens liderados por ela) da Revolução Constitucionalista de 1932, lutando a favor de Getúlio Vargas; Lutou contra a Coluna Prestes quando eles passaram em Goiás e até criou um movimento messiânico no estado, entre outras coisas.

Com o título “História e Gênero: Um Olhar em Santa Dica”, a pesquisa, que prossegue com a coleta de informações entre familiares de Santa Dica, vai mostrar vários outros aspectos curiosos e históricos da protagonista.

VEJA MAIS FOTOS: https://business.facebook.com/faculdadealfredonasser


23/11/2016

Mais notícias