Diretor de Desenvolvimento da Faculdade media debate no Fórum da Educação Superior

Diretor de Desenvolvimento da Faculdade Alfredo Nasser, professor Divino Gustavo

A Função da Escola e os Seus Desafios foi o tema de um dos debates travados durante o Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás, que aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro, em Goiânia. O debate foi mediado pelo Professor Divino Eterno Gustavo, que levou para a mesa de discussão a teoria do pensador brasileiro, Demerval Saviani, contrapondo ao atual modelo de ensino superior brasileiro, que tem como protocolo oficial a avaliação das Instituições de Ensino Superior, através do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), que subdivide em três mecanismos: Avaliação das Instituições, Avaliação dos Cursos e Avaliação dos Estudantes, que ocorre através do Exame Nacional de Avaliação do Estudantes (ENADE). Esse último mecanismo foi o foco do questionamento levado pelo Professor Divino Eterno Gustavo para o debate. Uma das palestras prévias ao debate foi proferida pelo Professor Paulo Baroni, Secretário da Secretaria de Educação do MEC. Baroni avaliou que está na hora de uma maior liberdade para as Instituições de Ensino Superior flexibilizar a grade curricular dos cursos que ministram, como forma de abrir mão dos conteúdos repetidos, ou desnecessários, para focar no ensino de conceitos úteis no exercício da carreira do docente no mercado de trabalho. Para Demerval Saviani a Escola precisa servir para desenvolver o processo de aprendizagem, fazendo com que o aluno assuma a responsabilidade da sua própria capacidade de pensar e se posicionar perante os desafios da vida, preocupando com a transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a inclusão social do educando e a redução das desigualdades sociais. Saviani avalia que isso só será possível quando a escola se preocupar com a formação de indivíduos competentes para desempenhar as funções para quais estão sendo qualificados. As considerações de Saviani foram colocadas em confronto com o protocolo de avaliação do estudante universitário, pelo Professor Divino Eterno Gustavo como seguinte questionamento: “Enquanto Saviani quer uma escola que qualifique o estudante para uma vida cidadã, o modelo de avaliação do ensino superior obriga as IES preparar os acadêmicos para fazer a prova do ENADE. Como resolver essa situação”?

A profundidade da provocação do mediador não deu aos debatedores a oportunidade de estabelecer uma proposta conclusiva, mas de acordo com o Professor Divino Eterno Gustavo a proposta era justamente provocar a reflexão sobre o tema, para que cada um procure refletir sobre a questão, na busca de uma saída: “Não podemos continuar preparando os universitários para cumprir o protocolo da avaliação, mas entendo que a avaliação é necessária para monitorar o nível do ensino ministrado por cada uma das IES. Desta forma precisamos refletir e encontrar uma saída, onde a avaliação do aluno seja feita, mas que ele seja preparado tal qual preconiza Saviani” – resume o Diretor de Desenvolvimento da Faculdade Alfredo Nasser.

19/10/2016