Projeto dos alunos de medicina é considerado o melhor do ELA

Presidente da LAONC, Ana Carolina da Costa Ferreira

O Pré Projeto da Liga Acadêmica da Oncologia (LAONC), do Curso de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser obteve o primeiro lugar entre os trabalhos apresentados no mais importante evento de extensão universitária da área da Saúde, no Estado de Goiás, o Encontro das Ligas Acadêmicas (ELA), que aconteceu no mês de agosto, na cidade de Ceres. A LAONC mostrou uma pesquisa sobre o Câncer de Pele, onde são apresentadas as causas, consequências, tratamentos possíveis e formas de prevenção. De acordo com a presidente da LAONC, Ana Carolina da Costa Ferreira (foto) a escolha do tema se deu em função da relação do problema com clima predominante no Centro Oeste do Brasil e o fato de ser um mal que pode ter o número de casos reduzidos com a massificação das ações preventivas que são simples: “Nosso clima tropical, com sol escaldante na maior parte do dia é um dos principais fatores geradores do câncer de pele. É um fator físico, previsível, consequentemente fácil de ser minimizado. A roupa com manga cumprida, o hábito de usar o filtro solar, o zelo para não se expor ao sol, nos momentos de lazer nos horários críticos são ações simples e importantes para a prevenção da doença. Então resta aos elementos ligados à área da saúde difundir a agressividade do câncer de pele e a importância dos hábitos preventivos” – destaca a acadêmica.

A escolha dos melhores trabalhos apresentados no ELA segue padrões rígidos. São somadas as notas obtidas na avaliação prévia ao evento, com as conseguidas no dia do evento e as vindas da ficha avaliativa dos professores e convidados. Aspectos como a utilização do ônibus disponibilizado pela Comissão Organizadora, envio da lista dos participantes no prazo estipulado, sustentação da data para a realização da aula de capacitação, o vínculo do tema para a mesma com a pesquisa realizada e a informação correta desse tema, mais o registro correto da realização da aula na ata são alvos de notas. Também são avaliadas as presenças dos membros do grupo no momento da passagem da lista de presença, a limpeza e decoração do stand, descarte do lixo de forma adequada e no local apropriado, a correspondência entre o tema proposto no pré projeto e a pesquisa mostrada, juntamente com a clareza e qualidade na apresentação pelo grupo. A Liga Acadêmica da Oncologia conseguiu nota máxima em todos os quesitos e dividiu com o projeto apresentado pela Liga Acadêmica do Câncer de Mama da Universidade Federal de Goiás o título de melhor projeto do ELA 2016. Ana Carolina da Costa Ferreira vê na posição alcançada à confirmação de que a LAONC alcançou todos os objetivos traçados para a participação em Ceres: “A nota máxima é o efeito da orientação que temos recebido na Faculdade Alfredo Nasser e da dedicação dos membros da LAONC para com o trabalho realizado. Alcançamos todos os objetivos com a participação. Realizamos um projeto de importância para a coletividade, participamos de um evento exigente e ao final dividimos com uma das mais tradicionais e respeitadas Ligas Acadêmicas do Estado, a consideração de melhor projeto apresentado e com nota máxima. Naturalmente estamos satisfeitos e conscientes de que nossa responsabilidade ficou ainda maior para o futuro, já que em menos de um ano de formação, nossa Liga já é reconhecida pela excelência de um projeto” – finaliza a presidente da LAONC.

VEJA MAIS FOTOS: https://business.facebook.com/faculdadealfredonasser

13/10/2016