Indicação para o Prêmio Goiano de Fisioterapia

Oito professores do Curso de Fisioterapia da Faculdade Alfredo Nasser estão entre os indicados para o Prêmio Goiano de Fisioterapia, promovido anualmente pelo Campus Esefego da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O Prêmio é um estímulo às boas práticas no exercício das diversas áreas da Fisioterapia e é concedido aos profissionais que se destacam pela competência, dedicação e observação dos princípios éticos. Os professores da Faculdade Alfredo Nasser indicados para a honraria são: Denise Tonasso (Fisioterapia Respiratória), Patrícia Cândida (Fisioterapia Dermatofuncional), Lia Peres (Fisioterapia na Saúde do Trabalhador), Felipe Campos (Fisioterapia Esportiva), Fabiana Perez (Fisioterapia na Saúde da Mulher), Paulo Lobo (Fisioterapia Neurológica), Frederico Côrtes (Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica) e Maurício Maia (Terapias Manuais).

Até o ano de 1928 a fisioterapia era praticada no Brasil por médicos, denominados Médicos de Reabilitação. Em 1929 a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo abriu o campo de trabalho para fisioterapeutas, que na verdade eram profissionais de outras áreas da saúde, sobretudo da enfermagem, que se qualificavam tecnicamente para exercer esse papel. O primeiro curso de Fisioterapia brasileiro foi aberto pela Universidade de São Paulo, em 1951, mas era ainda um curso técnico. Em 1963 a USP transformou seu curso técnico de Fisioterapia em curso superior, mas ainda sem o reconhecimento do poder público. O reconhecimento do curso como formação universitária veio em 1969, juntamente com o reconhecimento dos direitos do profissional fisioterapeuta.

16/08/2016