Acadêmicos dos cursos da Saúde participam do ENADE 2016

Até o dia 7 de agosto os acadêmicos dos cursos da Área da Saúde, da Faculdade Alfredo Nasser serão inscritos para a edição de 2016, do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE), evento trienal, que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Participam do ENADE acadêmicos do 1º e 2º período (ingressantes) e dos dois últimos períodos de cada curso (concluintes). Os ingressantes são inscritos apenas para controle sobre a quantidade de estudantes matriculados nas Instituições de Ensino Superior do Brasil e com isso são dispensados da realização da prova, que vai acontecer no dia 20 de novembro. Para os concluintes a prova é obrigatória.

Serão inscritos os acadêmicos dos cursos de Medicina, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia. A inscrição será feita pela Secretaria Geral da Instituição e é automática – ao se matricular o acadêmico já terá a inscrição garantida. A Secretária Geral da Faculdade Alfredo Nasser, Marlene Eva Gomes explica que o acadêmico que não cumpre com a obrigação sofre consequência na documentação pessoal: “O acadêmico selecionado que deixa de realizar a prova não tem o Histórico Escolar emitido pelo MEC” – aponta a Secretária Geral.

O ENADE foi instituído em 2004, com objetivo de avaliar o rendimento dos alunos das graduações em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Entre tantos aspectos que o seu resultado monitora, está o da qualidade do ensino pelas Instituições de Ensino Superior e esse é um fator valorizado pelo Diretor Acadêmico da Faculdade Alfredo Nasser, Pós Doutor Carlos Alberto Vicchiatti. Ele entende que esse fator é fundamental para a Instituição averiguar se está cumprindo seu papel com a responsabilidade que uma IES precisa ter: “O banco de dados produzido pelo ENADE é amplo. Mostra o desempenho por categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e por Instituição. Nós da Faculdade Alfredo Nasser gostamos de sermos avaliados, pois temos compromisso com a qualidade da formação oferecida aos nossos alunos  e a avaliação nos mostra se o resultado atende os nossos objetivos” – considera o Diretor Acadêmico.