Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Turma de Medicina participa de seminário Corpo Saudável, Mente Saudável


Diretor Carlos Vicchiatti, Palestrantes e Acadêmicos de Medicina

Acadêmicos da primeira turma de Medicina, da Faculdade Alfredo Nasser, aprovados no vestibular de 2014, participaram, nessa quarta-feira, dia 1º de dezembro, do seminário Corpo Saudável, Mente Saudável, que reuniu três especialistas em palestras ligadas ao tema: Alan Santana – personal trainer, Diego Ramos e Jorge Nabuth – médicos.

Alan Santana falou sobre Relação da Alimentação Equilibrada e Atividade Física com a Qualidade de Vida. Tomando como base o conceito de saúde, como sendo a qualidade de eficácia funcional e metabólica de um organismo, a nível micro (celular) e macro (social), ele mostrou os malefícios para o corpo, mente e relações interpessoais do sedentarismo, aliado aos excessos na alimentação e o bem que a alimentação equilibrada e os exercícios físicos fazem para esse conjunto de fatores na vida humana.

O palestrante apresentou estudos e estatísticas comprovando a relação de doenças como diabetes, hipertensão, sarcopenia e osteoporose com alguns hábitos alimentares com excesso de sal, gordura e açúcar. Ao final Alan Santana criticou duramente as redes sociais, onde as pessoas se exibem para ganhar notoriedade, substituindo a relação humana natural, de reuniões entre pessoas e grupos, ligando a prática ao exibicionismo e acomodação que excluem a notoriedade pelo conteúdo, conhecimento e educação.

O médico endocrinologista Diego Ramos, falou sobre Modulação Hormonal, apontando a relação dos hormônios com a boa ou má qualidade de vida em homens e mulheres. Ele apresentou parte dos conceitos da Anti-Aging, medicina preventiva desenvolvida nos Estados Unidos há 33 anos, praticada em 107 países, que chegou ao Brasil há 16 anos. Estudos e pesquisas dessa ciência médica apontam que o envelhecimento pode ser retardado por três fatores: atividade física, educação alimentar e modulação hormonal bioidêntica.

Diego Ramos apresentou números que comprovam o crescimento no aumento do tempo de vida dos seres humanos para sustentar ainda mais a necessidade da prevenção dos males trazidos pelo envelhecimento do organismo, sem os cuidados preventivos pregados pela Anti-Aging, que vê como principais fatores que aceleram o envelhecimento: o ganho de peso, estresse, alimentação inadequada, sedentarismo. A Anti-Aging prova que todos eles têm ligação com a queda de produção no organismo da testosterona, estradiol, hormônio D, gestrinona e de outros hormônios, ligados a força, vigor, capacidade de armazenamento de informações no cérebro, manutenção da libido e do bom desempenho sexual, ou seja, com uma vida longa e com qualidade. A palestra foi encerrada com a orientação sobre a importância da reposição hormonal seja através de comprimidos, implantes, ou cremes.

Jorge Nabuth é nutrólogo, cardiologista e especialista em prática ortomolecular. O tema da sua palestra foi Obesidade e Expectativa de Vida. Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford (USA), com 57 estudos, em 900 mil pessoas na Europa e nos Estados Unidos onde ficou provado que o excesso de peso reduz a expectativa de vida, serviu de base para o desenvolvimento da argumentação. Nessa pesquisa foi provado que a maioria dos casos de mortes por diabetes, doenças respiratórias, renais, vasculares e cardíacas tem na verdade a causa na obesidade, que gera esses males. O palestrante apresentou estudos que apontam que a obesidade moderada reduz entre dois e quatro anos de vida nas pessoas e que a obesidade severa reduz entre oito e 10 anos de vida. O médico dividiu com os futuros médicos da Faculdade Alfredo Nasser a preocupação com o crescimento da obesidade no Brasil, apresentando uma pesquisa oficial onde foi constatado que em 2006 o índice de obesos no País era de 11.4% e esse número pulou para 12.9% em 2008: “Por esse estudo fica provado que a obesidade no Brasil está tomando forma de epidemia” – falou o palestrante.

Ao final ele lembrou os acadêmicos da importância do médico esclarecer o paciente sobre os riscos do ganho de peso: “É mais fácil evitar ganhar do que perder peso” – argumentou, associando ainda o zelo com alimentação adequada a um dos grandes males da vida moderna, a depressão. Apontou métodos de tratamento e finalizou lembrando a passagem bíblica registrada nas cartas do apóstolo Paulo aos Filipenses, no capítulo 4, nos versículos 6 e 7, onde há a orientação para que em momentos de dificuldade para a prática do alívio, é essencial que se recorra a Deus.

02/12/2015

Mais notícias