Alunos de História conquistam Honra ao Mérito para Faculdade Alfredo Nasser

Ruber Rodrigues (5º período), Michelle Alves (4º período) e Professora Mestra Lucirene Gualberto

O trabalho desenvolvido pelos acadêmicos de História, da Faculdade Alfredo Nasser, sobre A Função Social dos Tributos recebeu certificação da Secretaria Estadual da Fazenda, dentro do Projeto Nacional de Educação Fiscal. A pesquisa responsável pela certificação foi assinada por três acadêmicos: Ruber Rodrigues (5º período), Michelle Alves e Orcelino Caetano (4º período). A orientação para a realização do trabalho foi da Professora Mestra Lucirene Ferreira. O conteúdo mostra que as leis 10.939 de 2003 e 11.645 de 2008 resguardam o direito das comunidades quilombolas afrodescendentes e indígenas, com recursos vindos da cobrança de tributos, para a solução das desigualdades enfrentadas por seus membros. De acordo com a acadêmica Michelle Alves a busca da promoção da visibilidade desses direitos foi um dos fatores motivadores para a escolha do tema do trabalho: “São direitos garantidos em leis, mas que poucos dessas duas comunidades quilombolas sabem que existem. Além de pesquisar que direitos são esses, também procuramos levar as informações colhidas nas pesquisas até as pessoas. Debatemos o conteúdo com nossos colegas de curso, com alunos de quatro escolas públicas, com os participantes da 15ª edição do Movimento Científico e Cultural de Aparecida de Goiânia, o MOCCA 15 e com os membros da Comunidade Quilombola do Jardim Cascata de Aparecida de Goiânia, afrodescendentes. Assim aquilo que pesquisamos dentro dos rigores científicos, foi amplamente debatido e propagado” – destaca a acadêmica.

Já Ruber Rodrigues explica que o fato do Brasil ser um País de desigualdades extremas também motivou a escolha do tema do trabalho: “Vivemos em um País com desigualdades sociais gritantes. Elas precisam ser enfrentadas para serem resolvidas. O fato de existir a legislação, não significa que elas estão sendo enfrentadas. É preciso usar o que determina as leis, para tornar concreto esse enfrentamento. A observação desse quadro foi muito importante para a escolha desse tema para a realização do nosso trabalho” – mostra Ruber Rodrigues. A professora Lucirene Gualberto aponta que o lado social da tributação é importante fator histórico e precisa ser bem estudado para que o seu cumprimento seja exigido pela sociedade: “A tributação tem seu lado social e esse é um fator muito importante para a melhor distribuição de renda que a nação necessita. Conhecer bem esse fator dá ao cidadão condições de entender que parte do que ele contribui com o pagamento de tributos está destinado a correção das diferenças que atingem diretamente a vida cidadã no País. Motivar esse estudo é motivar a solução das desigualdades que ainda discriminam muitos brasileiros” – mostra a Professora Mestra.

A importância da participação da Faculdade Alfredo Nasser, no Projeto de Educação Fiscal Brasileira foi reconhecida pelo coordenador do Grupo de Educação Fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda, José Humberto Corrêa de Miranda. Ele explica que o Projeto foi aberto a todas as etapas escolares e que apenas a Faculdade Alfredo Nasser participou, na categoria Instituição de Ensino Superior: “Essa boa vontade já mostra o envolvimento da Faculdade Alfredo Nasser com uma ação de muita responsabilidade social, mas a instituição foi além. Trouxe para o Projeto um tema social dos mais relevantes e contemporâneos dentro da distribuição dos recursos tributários no Brasil, que são os direitos das Comunidades Quilombolas. A qualidade da pesquisa foi outro fator importante e tudo isso fez com que a Secretaria Estadual da Fazenda certificasse com Honra ao Mérito essa participação” – diz José Humberto. Pensamento similar tem a secretária da Fazenda, Ana Karla Abrão Costa. Para ela a visibilidade da pesquisa feita pelos acadêmicos da Faculdade Alfredo Nasser é fator importante para a solução de vários problemas sociais enfrentados pelo Brasil: “As desigualdades sociais são responsáveis por graves problemas no País e um dos principais é a violência. Existem os recursos para a promoção da cidadania entre as comunidades excluídas. As Quilombolas estão entre essas comunidades. Pesquisar sobre isso e mostrar para a sociedade e para as próprias comunidades beneficiadas é auxiliar o Brasil enfrentar um dos seus problemas históricos” – argumenta Ana Karla Abrão.

23/11/2015