Faculdade Alfredo Nasser vai transformar o Jardim Botânico em Estação Ambiental

Professor Alcides, os vereadores: Anselmo Pereira, Paulo Magalhães e os representantes da AMMA

A proposta antiga do diretor geral da Faculdade Alfredo Nasser, Professor Alcides Ribeiro Filho de transformar o Jardim Botânico de Goiânia, em uma Estação Ambiental, com divisão de áreas pela qualificação da flora, estrutura suficiente para educação ambiental, biblioteca específica e espaço de lazer vai ser realizada. O município de Goiânia, através da Câmara Municipal, Agência Municipal de Meio Ambiente e Procuradoria Geral do Município e a Faculdade Alfredo Nasser assinaram o Termo de Cooperação Técnica, na sexta-feira, dia 20 de novembro. A Faculdade Alfredo Nasser está autorizada a implantar a Estação Ambiental Alfredo Nasser, que compreenderá na recuperação da flora e a construção de toda a estrutura necessária para a proposta do seu diretor. De acordo com o Professor Alcides Ribeiro Filho tudo será feito sob orientação técnica para a devida recuperação das agressões sofridas pelo Jardim Botânico ao longo dos anos: “Vamos replantar a vegetação nativa do cerrado, algumas espécies de outros biomas nacionais e até estrangeiros, que já foram vistos ali. Cada vegetal será plantado onde o terreno é apropriado para ele, com o cuidado maior com a vegetação do cerrado, pois foi ela a que mais sofreu com a depredação ambiental. Várias dessas plantas tem efeitos medicinais e foram destruídas por raizeiros e por gente sem noção do crime que estava cometendo. Tudo será replantado” – destaca o diretor geral da Faculdade Alfredo Nasser, lembrando ainda que todo o investimento necessário será feito: “Tudo será feito com recursos da Faculdade Alfredo Nasser e como não é possível, nesse tipo de ação, um planejamento de custo, já autorizei o gasto necessário para que a Estação Ambiental seja modelo de preservação e zelo pela natureza. Vamos construir pista para caminhada, espaço para crianças brincar, biblioteca específica para pesquisa de estudantes e núcleos de estudos ambientais para atender os pesquisadores e estudantes, sejam lá de que série forem. Vamos fazer um trabalho científico/ambiental, mas voltado para a possibilidade da coletividade desfrutar daquele espaço, convivendo com a natureza sem prejuízos para a mesma” – finalizou o Professor Alcides Ribeiro Filho.

O debate de construir uma Estação Ambiental no Jardim Botânico vem sendo travado em todas as edições do Movimento Científico Cultural de Aparecida de Goiânia (MOCCA), evento de extensão universitária que a Faculdade Alfredo Nasser realiza desde 2.000. A partir de 2012, quando circulou pela Câmara Municipal de Goiânia, um projeto que autorizava as grandes edificações nos bairros vizinhos do Jardim Botânico, o debate ficou ainda mais contundente, com ações contrárias ao projeto. Graças a essa mobilização, a população se posicionou contra, o que fez com que o projeto fosse engavetado. Em ato contínuo o Professor Alcides Ribeiro Filho solicitou à Câmara Municipal a autorização para que o Termo de Cooperação Técnica fosse assinado, dando a Faculdade Alfredo Nasser à autorização para a construção da Estação Ambiental. Após várias reuniões e estudos, o Termo foi assinado neste dia 20 de novembro.

23/11/2015