Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Faculdade Alfredo Nasser realiza palestra sobre os 50 anos do golpe militar


Antônio Pinheiro Salles durante palestra

O Instituto Superior de Educação – ISE realizou na terça-feira dia 15 de abril, no auditório da Faculdade Alfredo Nasser uma palestra em memória ao golpe militar de 31 de março de 1964, que completou 50 anos. Organizado pelas professoras Ana Rita Marcelo de Castro e Lucirene Ferreira de Santana, a palestra reuniu os acadêmicos dos cursos de História, Geografia, Letras, Pedagogia e Matemática.

O palestrante Antônio Pinheiro Salles, jornalista e Bacharel em Direito, afirmou que a iniciativa da Instituição é de grande importância, pois 50 anos depois do golpe militar e 29 anos após o fim da ditadura ainda é muito grande o número de pessoas que não sabem o que significou para o Brasil em prejuízo de todos os aspectos. “A repercussão deste debate hoje está chegando à população. Contribuiu muito em 2010 a Comissão Nacional da Verdade, essa iniciativa do governo surgiu tardiamente, mas contribuiu para que se tente resgatar nossa memória, a memória das lutas do povo brasileiro e a preocupação com a justiça do nosso país, pois a justiça precisa ser feita, isso é fundamental para a história do Brasil” finalizou Pinheiro.

Para a Professora e Coordenadora do curso de História, Giselle Garcia, após meio século desse acontecimento, surgem os inúmeros sentimentos e olhares daqueles que vivenciaram a experiência e de todos aqueles que dessa história somente se aproximam por meio dos documentos da época ou pela memória dos sujeitos que viveram a experiência. “Estamos aqui em um exercício de memória, pois se não relembrarmos, corremos o risco de esquecer, ou seja, perder pela ação do tempo natural da memória humana”. Afirmou Giselle.

23/04/2014

Mais notícias