Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Faculdade Alfredo Nasser realiza Semana das Ligas Acadêmicas


Aconteceu durante os dias 7, 8, 9 e 10 de abril de 2014, no auditório da Faculdade Alfredo Nasser a Semana das Ligas Acadêmicas de Fisioterapia Geriátrica, Reabilitação Pulmonar, Neurofuncional e Traumato Ortopédica. Com assuntos e temas variados, o evento contou com a participação de mais de 400 inscritos e palestrantes de renome.

1º dia

Para a abertura do evento, o 1º dia ficou por conta da Liga Acadêmica de Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica (LAFIG), com as palestras: “Sexualidade no Idoso”, com a Dr. Fabiana Peres, fisioterapeuta especialista em saúde da mulher e do homem; “Avaliações Clínicas e Bioquímicas do Envelhecimento”, com Érico Meirelles de Melo, especialista em Biologia Molecular e responsável técnico do Laboratório Núcleo; “Psicomotricidade”, com a Ms. Karini Cavalcanti da Silva, fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Neurofuncional CDCS e mestre em Neurociências.

2º dia

O 2º dia de palestras foi com a Liga Acadêmica de Reabilitação Pulmonar  (LARP). Foram elas: “Aspectos Patológicos das Pneumopatias mais Comuns”, com o especialista Érico Meirelles de Melo; “Princípios Farmacológicos da Reabilitação Pulmonar”, com Guilherme Alves Ferreira, farmacêutico e bioquímico; “Programa de Reabilitação Pulmonar”, com Krislainy de Souza Corrêa, fisioterapeuta.

3º dia

No 3º dia de evento, a Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (LAFINE) apresentou: “Propedeutica Neurológica”, com Rogério de Souza, fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Neurofuncial; “Fisioterapia Respiratória no Paciente Neurológico”, com Márcia Regina Gonçalves, fisioterapeuta, especialista em Ventilação Mecânica e Gestão do Cuidado ao Paciente Crítico; “Avaliação Neuropediátrica”, com Thereza Cristina Rodrigues Veríssimo.

4º dia

No ultimo dia da Semana das Ligas Acadêmicas, as apresentações ficaram por conta da Liga de Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia (LOT), sendo elas: “Capsulite Adesiva no Ombro”, com o professor Lucílius Martins de Souza, fisioterapeuta, mestre em Ciências da Saúde; “Introdução à Osteopatia” com Gustavo Guiotti Lima, fisioterapeuta, especialista em RPG; “Síndrome Dolorosa Miofascial: Por Que a Fascia tem Sido Negligenciada e Quais as Perspectivas de Atuação Fisioterapêuticas”, com o professor Franassis Barbosa de Oliveira, fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Traumatológica.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade Alfredo Nasser, Maurício Maia, as ligas acadêmicas são associações científicas livres, sem fins lucrativos, compostas por alunos orientados por professores, com o propósito de complementar a formação acadêmica em uma área específica, através de ensino, pesquisa e extensão.

O curso de Fisioterapia da Faculdade Alfredo Nasser possuía apenas uma liga acadêmica, voltada aos estudos da Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia. Desta vez foram mais longe, abriram mais três ligas, nas áreas de Reabilitação Pulmonar, Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica e Fisioterapia Neurofuncional. Todas as quatro ligas realizaram atividades voltadas à sua área de atuação, contemplando a comunidade através de atividades que visam ao atendimento e/ou orientações tanto preventivas, quanto terapêuticas.

“Primeiramente, ressalto minha satisfação em ser coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade Alfredo Nasser, por coordenar um curso pelo qual sou fascinado e com alunos realmente aplicados em seus propósitos. Essas 4 noites (dias 7, 8, 9 e 10) do mês de abril foram fascinantes, pois toda atividade foi planejada e preparada pelos alunos da Faculdade Alfredo Nasser. Eles atingiram seus objetivos, tendo participação maciça dos acadêmicos desta Instituição e alguns de outras instituições. As palestras de alto nível engrandeceram o evento e, com certeza, o aprendizado foi enorme, tanto técnico científico, quanto na experiência de organização de eventos. Os alunos se superaram. Após 4 noites muito agradáveis, durante a Semana das Ligas Acadêmicas, acredito que em breve aparecerão novas ligas dentro da Faculdade Alfredo Nasser, pois este foi um passo importante e motivador.”, afirmou  Maurício.  

Para o Diretor Geral da Faculdade Alfredo Nasser, Professor Alcides Ribeiro Filho, as Ligas Acadêmicas garantem aos alunos espaço de vivência extracurricular, o que enriquece o aprendizado. “oportuniza a realização de atividades científicas, culturais e sociais para a comunidade externa e interna à Instituição.” finalizou. 

14/04/2014

Mais notícias