Professora da Faculdade de Farmácia se qualifica nos Estados Unidos

Professora Doutora Stela Ramirez em Massachusetts College of Pharmacy and Health Sciences

A Professora Doutora Stela Ramirez de Oliveira, coordenadora de pós graduação em Farmacologia, da Faculdade Alfredo Nasser foi uma das participantes do Curso Rápido sobre Pesquisa na Clinical Research Program Massachusetts General Hospital, da Harvard Medical School, em Boston, nos Estados Unidos. A instituição teve papel fundamental no aparecimento de uma das especialidades mais importantes e complexas da área farmacêutica, a Farmácia Clínica. A partir da segunda guerra mundial, quando as indústrias farmacêuticas começaram a produzir os medicamentos, em substituição à figura do boticário, a figura do farmacêutico deixou de ser o cuidador do paciente, para ser o dispensador de medicamentos nas farmácias. Essa realidade prevaleceu até os anos de 1960, quando a Clinical Research, com o apoio de toda a Harvard Medical School e outras instituições de ensino superior de Farmácia encabeçaram um movimento para devolver ao profissional farmacêutico a responsabilidade de cuidar do paciente, orientando para assegurar a ele o uso de medicamento de modo seguro e apropriado.

Para tal as instituições propunham educação especializada e treinamento estruturado, mostrando a importância da associação ao conhecimento técnico/cientifico, do interesse pelo paciente e da capacidade de interação com outros profissionais da saúde. A partir dessa luta e desses conceitos, nasceu a Farmácia Clínica. No começo praticada no ambiente hospitalar, mas atualmente se entende que o farmacêutico clínico deve agir onde for necessário, sempre que alguém precisar dos seus cuidados” “Foi de muita importância a minha participação nesse curso. Pude conhecer a visão de pesquisadores de outro país e isso me qualificou ainda mais como membro do Comitê de Ética em Pesquisa, da Faculdade Alfredo Nasser. O conhecimento adquirido também me aprimora como professora e coordenadora de pós graduação. O conteúdo adquirido será difundido entre os nossos acadêmicos” – aponta Stela Ramirez de Oliveira, que ainda aproveitou a estada nos Estados Unidos, para uma visita ao Massachusetts College Of Pharmacy And Health Sciences, fundado em 1822, sendo a segunda faculdade de Farmácia mais antiga daquele país e a segunda maior da América do Norte.

28/09/2015