Trabalhos de acadêmicos de Medicina da FAN se destacam em exposição da UFG

Alunos da Medicina representam a Faculdade Alfredo Nasser na MOPESCO

Dois trabalhos realizados pelos alunos da turma Medicina 1, da Faculdade Alfredo Nasser, foram destaques na V Mostra da Parceria Ensino, Serviço, Comunidade (Mopesco) da Universidade Federal de Goiás. Os trabalhos foram realizados para participação na edição deste ano do Movimento Científico e Cultural de Aparecida, Mocca, que aconteceu no mês de maio, na Faculdade Alfredo Nasser. Banners foram usados para mostrar os resultados das dinâmicas feitas para conscientização da comunidade na prevenção de duas doenças: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Influenza (afecção gripal causada pelo vírus H1N1).

O trabalho sobre a prevenção da HAS foi intitulado pelo autor, o acadêmico Diogo Vinícios Queiroz de Educação em Saúde no Combate à Hipertensão Arterial Sistêmica: Um Relatório de Experiência. Em uma das salas do Instituto de Ciências da Saúde, decorada para estimular o envolvimento das pessoas foi constatado que a comunidade sabe bem os efeitos danosos do sódio para a pressão arterial, mas não tem o mesmo conhecimento sobre outros elementos, como as bebidas alcoólicas. Além de receberem as novas informações sobre tudo o que deve ser ingerido com cuidado para evitar a Hipertensão Arterial Sistêmica, os participantes também souberam da importância das atividades físicas na prevenção do mal.

Com autoria da acadêmica Lorena Amaral de Alencar Castro e co-autoria dos acadêmicos  Flávyo Augusto Moraes, Gisely Reis, Michelle Leite e Ully Urzeda, o trabalho sobre a Influenza, recebeu o título de Dinâmica Sobre Influenza para a Conscientização da Comunidade. Foi mostrada toda a dinâmica da doença. A estratégia evitou a palestra clássica comum, envolvendo a comunidade como autora do conhecimento, usando para tal material visualmente interativo e um jogo lúdico de pescaria, onde o vírus homem entra em contato com o vírus HIN1, resultando naturalmente na contaminação pela doença. Durante a realização da dinâmica os acadêmicos mostraram a importância de um ato simples, a lavagem correta das mãos para evitar a contaminação não apenas da Influenza, mas de várias outras doenças.

Para a Professora Leila Melo, responsável pela disciplina de Práticas Integradas em Saúde da Família, do Curso de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser, que orientou os acadêmicos na realização dos dois trabalhos a boa repercussão dos mesmos na exposição da Universidade Federal de Goiás é apontada por acertos importantes: “Primeiro demonstra a qualidade das atividades desenvolvidas dentro da disciplina e depois aponta para a capacidade de nossos alunos em criar excelentes trabalhos, despertando o interesse de outros alunos para a importância da publicação e do intercâmbio com outros cursos e instituições de ensino, ponto importantíssimo em se tratando das primeiras turmas do nosso curso” – explicou a Professora Leila Melo.

26/06/2015